O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu os efeitos da resolução do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que zerou a alíquota do Imposto sobre Importação de revólveres e pistolas. Fachin atendeu a pedido liminar feito pelo PSB. A resolução entraria em vigor em 1º de janeiro. 

O partido alegou, no pedido, que a medida da Camex “facilitaria o acesso da população a armas de fogo”, além de representar renúncia fiscal em tempos de pandemia. Na decisão, o ministro entendeu que a resolução se “apresenta como contrária à Constituição da República”.
“Conclui-se pela verossimilhança da alegação de que a redução a zero da alíquota do Imposto de importação sobre pistolas e revólveres, por contradizer o direito à vida e o direito à segurança, viola o ordenamento constitucional brasileiro”, entendeu o ministro.
A decisão de Fachin entra em vigor imediatamente, mas deverá ser submetida ao referendo do plenário da Corte. Cabe recurso contra a decisão.

Mais
Sicredi Soma: Programa A União Faz a Vida reúne educadores em encontros regionais em Pato Branco (PR) e Altinópolis (SP)
ConectaPR aproxima inovação dos setores produtivos
Em Francisco Beltrão, Ministério Público do Paraná denuncia homem pelos crimes de tortura e lesão corporal qualificada contra os filhos de 3 e 5 anos