O exame de Sequenciamento do Exoma para investigação Etiológica de Deficiência Intelectual (Seedi) agora é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país. O exame poderá ser realizado, de forma gratuita, por centros de referência habilitados ao tratamento de doenças raras, como o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba (PR). A oferta foi viabilizada devido a atuação do Ministério Público Federal no Paraná (MPF), desde 2019, junto ao Ministério da Saúde e outras autoridades sanitárias.
O Seedi é um exame de alta complexibilidade, que identifica doenças raras de origem genética. Segundo a Diretoria Técnica do Hospital Pequeno Príncipe “o exame diz respeito a diagnóstico genético, aspecto que caminha de forma paralela ao manejo clínico das crises convulsivas, deficiência auditiva e atrofia cerebelar”.
A atuação do MPF para a viabilização do exame partiu de uma representação de um paciente do Hospital Pequeno Príncipe, em 2018. Na ocasião, o paciente necessitou fazer um exame de identificação genética via SUS e foi negado pelo hospital. A partir desta denúncia, o MPF passou a investigar o caso e atuar para a oferta do exame no SUS.
O procurador da República João Vicente Beraldo Romão questionou a Secretária de Estado de Saúde do Paraná (SEA/PR), e a Secretária Municipal de Saúde de Curitiba (SMS/ Curitiba) acerca da efetiva oferta do exame. Em resposta, o estado do Paraná e município de Curitiba alegaram que os hospitais habilitados ao tratamento de doenças raras não dispunham de meios para o ressarcimento do Sequenciamento do Exoma para investigação Etiológica de Deficiência Intelectual, pois o procedimento ainda não constava da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, também conhecida por Tabela do SUS.
Assim, ao longo do ano de 2020, o MPF atuou junto ao Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas, do Ministério da Saúde (DRAC/MS), para que fossem concluídas as últimas etapas do processo de incorporação da nova tecnologia, com o objetivo de viabilizar o ressarcimento dos estabelecimentos habilitados e a oferta do procedimento aos cidadãos. Em dezembro de 2020 foi publicada a Portaria SAES/MS nº 1.111/2020, que inclui o procedimento à Tabela do SUS, concluindo o processo de incorporação do exame.
Mais
PCPR apreende adolescente envolvido ameaça com uso de faca em Clevelândia
Colheita do trigo começa no Paraná com produtividade dentro do esperado
PCPR esclarece homicídio em menos de 24 horas após o crime em Francisco Beltrão