Na manhã desta quinta-feira (04), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Pato Branco realizou mais uma reunião ordinária, para avaliar os dados da semana epidemiológica entre os dias 22 a 28 de fevereiro.
A reunião foi coordenada pela equipa da Secretaria de Saúde, que também apresentou dados da imunização, das fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária e dos programas de monitoramentos aos positivados.
O encontro, também apresentou a remodelação do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e Unidades Sentinelas. Também foram apresentadas informações sobre a aplicabilidade e adesão pela população dos decretos e portarias.
Dados
Conforme os dados apresentados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, entre os dias 22 de fevereiro e 28 de fevereiro, foram mais 428 pessoas positivadas com a doença no município e sete vidas perdidas, sendo a semana com maior número de infectados.
Somente no dia 23 de fevereiro, foram 317 notificações (procura por atendimento com sintomas relacionado à doença). O dia com maior busca por atendimento desde o dia 11 de janeiro de 2021. A maior faixa etária de pessoas infectadas está entre 21 a 50 anos, que totalizaram nos sete dias 307 casos.
Vidas perdidas
Pato branco já contabiliza 78 vidas perdidas pela doença. Somente entre o dia 1º de janeiro de 2021 até o momento (03 de março) já são 43 pessoas que morreram, passando o total do ano de 2020 (março até dezembro).
Na ocasião, também foi apresentado o total de vidas perdidas desta semana epidemiológica, (do dia 1ª ao dia 03 de março), onde já são dez mortes. Lembrando que a semana encerra no próximo domingo (07).
Desabafo
Em tom de desabafo, a secretária de Saúde, Liliam Brandalise, falou sobre o trabalho que a equipe da saúde vem desenvolvendo, dando atenção para outras demandas, mas especialmente para a pandemia. “Ninguém está parado esperando a pandemia passar”.
O diretor da Vigilância de Saúde, Rodrigo Bertol, falou da falta de sensibilidade das pessoas em relação à pandemia e reforçou que toda a equipe está ali para “cuidar das pessoas”.Reforçou que as medidas de isolamento são para minimizar a circulação do vírus. “A medida de isolamento não é para as pessoas ficarem em casa, não é para fechar tudo ou parar a economia. É para minimizar a circulação viral que está acontecendo”.
“É inimaginável a criatividade das pessoas para burlar a lei”, ressaltou a da Vigilância, Cirlei,enaltecendo a falta de consciência das pessoas em relação ao cumprimento do decreto.
Ela também agradeceu aos 22 servidores da Secretaria de Esportes, 18 servidores do Departamento de Trânsito (Depatran) e os dez fiscais da vigilância sanitária que estão trabalhando intensamente na fiscalização de descumprimento e denúncias.
Imunização
Até o momento, 3.584 pessoas já receberam a vacina contra à Covid-19. Destas, 1.427 já receberam as duas doses.
71.93% dos trabalhadores da saúde já foram imunizados. 100% dos idosos e trabalhadores de Instituição de Longa Permanência. 68.57% idosos de 90 anos ou mais. 62.13% idosos entre 80 a 84 anos. 68.86% idosos de 85 até 89 anos.
No próximo domingo (07) haverá mais um drive-thru para a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. A ação será na Feira do Produtor, das 8h às 12h.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, 410 doses foram recebidas e atenderá a demanda da faixa etária. “Os idosos não precisam enfrentar fila de madruga para receber a vacina, de acordo com os dados haverá para todos desta faixa etária. Podem ficar tranquilos”.
Controle de circulação de pessoas infectadas
Como uma forma reforçar o atendimento, a Secretaria de Saúde desenvolveu o Programa Alert(ar), onde equipes realizam o monitoramento de pessoas positivadas e de suspeitas via telefone, questionando sobre os sintomas e caso haja necessidade, encaminhando para atendimento médico.
Ainda, disponibiliza de uma equipe com dois técnicos em enfermagem e uma enfermeira que realizam visitas domiciliares aos pacientes positivos.
Comércio local
Na ocasião, o prefeito, Robson Cantu, recebeu solicitações dos comerciantes locais, através de um documento entregue por representantes da classe, solicitando a reabertura do comércio.
Como o município de Pato Branco é obrigado a seguir o Decreto Estadual, não foi possível atender a solicitação. Porém, ficou acordado que a classe dos comerciantes irá propor uma forma de atuar com segurança sanitária para que a partir da semana que vem o funcionamento possa acontecer de forma segura.

Mais
PCPR prende homem investigado por roubo em Pato Branco
Estudantes de Medicina poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados
Câmara de Pato Branco aprova prorrogação do desconto de 50% no ITBI