Umas das ações de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, é o programa Alert(AR), que monitora os pato-branquenses com a doença, dando suporte, caso haja uma emergência, e averiguando especialmente o isolamento.
A cirurgiã dentista Karina Copetti, que coordena o setor de monitoramento, Alert(AR) e telemedicina de Pato Branco, explica que o objetivo do programa é acompanhar os níveis de saturação de oxigênio no sangue (oximetria) antes da sensação da falta de ar (hipóxia silenciosa) ou agravamento do quadro do paciente. “Prestamos todo o atendimento de avaliação necessário, para que, caso haja necessidade, o paciente seja encaminhado para atendimento médico”.
Com uma equipe formada por dois técnicos em enfermagem e uma enfermeira, diariamente são realizadas visitas domiciliares aos pacientes positivados, além de dar suporte via telefone, monitorando os sintomas. Uma médica também da amparo e atende dúvidas pelo WhatsApp.
Karina reforça que o programa é uma importante ação de enfrentamento a doença. “Podemos fazer o diagnóstico precoce, assim prestando atendimento ágil aos pacientes”.

Mais
Pato Branco soma mais de 1,9 mil notificações de arboviroses em 2025
Com vagas em Pato Branco, Paraná soma quase 18 mil oportunidades de emprego
Casos de dengue e chikungunya seguem sob monitoramento em Pato Branco, aponta boletim epidemiológico