Na manhã desta quinta-feira (25) o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pato Branco, apresentou os dados da última semana epidemiológica no município. A reunião foi no Largo da Liberdade, que contou também com a presença do prefeito, Robson Cantu, e da vice-prefeita, Angela Padoan.
De acordo com o Comitê, houve uma redução significativa nos casos positivos da doença. Entre os dias 16 a 21 de março, foram registrados 242 novos casos. Em comparação com a semana anterior, entre os dias 08 a 15 de março, uma redução de 31,4%, onde apresentou 353 casos positivos. Também houve uma redução na taxa de transmissão do vírus (o quanto da doença se espalhou entre os pato-branquenses), de 0,421 para 0,289%.
Outra queda apresentada foi na taxa de letalidade, que avalia o número de mortes em relação às pessoas que apresentam a doença ativa, estando em 1,78% em comparação a primeira onda, que aconteceu em novembro de 2020. Já sobre os leitos de enfermaria e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), houve queda, porém, ainda há falta, estando com a taxa de ocupação de 212% para UTI adulto, 50% para UTI pediátrica, 177% para enfermaria adulto e 0% para enfermaria pediátrica.
“Estamos em um momento menos crítico, menos agudo do que passamos, mas não é tranquilo. Mesmo com queda nas taxas, os cuidados e medidas devem continuar sendo seguidos”, frisou a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.
Outro dado apresentado pelo Comitê foi em relação aos sintomas relatados pelos pacientes. Cefaleia (dores de cabeça) é o sintoma mais relatado, seguido por tosse, dor de garganta e dores pelo corpo.
Feriado de Páscoa
Na próxima semana será celebrada a Páscoa. Com a chegada do feriado, as equipes da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica reforçam a importância de manter as regras sanitárias e evitar aglomerações. “Continuamos atentos, não devemos aliviar os cuidados”, destaca a secretária Liliam, lembrando que o tempo de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e que os resultados positivos de agora são em decorrência das ações realizadas no início do mês.
“A queda nas taxas de transmissão do vírus, a queda de casos positivos e especialmente a redução de ocupação dos leitos, são resultados dos decretos estabelecidos pelo município no final de fevereiro e início de março. A páscoa está chegando, mas devemos manter os cuidados. Não aglomerar. Os dados são analisados a cada 15 dias e não queremos estabelecer medidas mais restritivas. Nosso objetivo é preservar a vida do pato-branquense”, complementa o prefeito.

Mais
PCPR prende homem investigado por roubo em Pato Branco
Estudantes de Medicina poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados
Câmara de Pato Branco aprova prorrogação do desconto de 50% no ITBI