O Conselho de Administração da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) esteve reunido nesta segunda-feira (29). Em decorrência da pandemia, o encontro foi por vídeo e teve a presença de Marcio Vieira, superintendente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná).
O representante da Federação apresentou alguns projetos que estão sendo articulados junto às Coordenadorias do Estado, a Cacispar entre elas. Um deles é relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor. Os membros do Conselho de Administração conheceram mais detalhes do projeto que está sendo financiado pela Faciap e pelo Sebrae/PR e que será gratuito para as ACEs e empresas associadas. O cronograma inclui as fases de sensibilização, capacitação, implantação, auditoria e validação e o início das atividades está marcado para a segunda quinzena de abril.
Outro projeto apresentado pelo superintendente, também resultado de parceria entre a Faciap e o Sebrae/PR, é o ACE Digital. A intenção é implantar a cultura comercial digital nas entidades da região, com a meta de buscar a sustentabilidade econômica no cenário da pandemia e após. “Temos, ainda, o objetivo de mudar o perfil financeiro das ACEs e ajudá-las a potencializar negócios”, antecipa Marcio Vieira. O ACE Digital também deve entrar em operação a partir da metade de abril.
O presidente da Cacispar, Paulo Sergio Bueno, salienta que são projetos importantes para as associações empresariais e para os pequenos negócios do Sudoeste. “A LGPD já está em vigor e tem impacto direto na relação entre as empresas e os clientes. Já o ACE Digital vem para aprimorar o setor comercial das entidades, visando garantir a sustentabilidade econômica. Graças à parceria entre Faciap, Sebrae e Coordenadorias, os projetos chegam à região sem custo para as ACEs e para as empresas que fazem parte do movimento associativista”, ressalta Paulo.
Porto seco
Entre as pautas da reunião, também foi discutida a audiência pública a ser promovida pela Receita Federal, de forma virtual, no dia 7 de abril, relacionada ao edital de concorrência para a construção e operação de um Porto Seco no município de Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira com a Argentina. Raquel Schwab, presidente da Ascoagrin (Associação Empresarial da Fronteira) e vice-presidente da Cacispar para região da Fronteira, e Marcos Voltolini, vice-presidente da Cacispar para Assuntos do Comércio Exterior, solicitaram o apoio da Coordenadoria no processo.
Ficou definido que o presidente da Cacispar e outros integrantes da diretoria participarão da audiência pública. “A aduana está sobrecarregada. O fluxo é intenso e é preciso ampliar a capacidade de processamento das cargas. Com a melhoria do porto seco, teremos vantagens logísticas e também serão gerados novos postos de trabalho, diretos e indiretos. A região só tem a ganhar e queremos acompanhar o processo e contribuir com a construção”, comenta Paulo Sergio Bueno.
GarantiSudoeste tem nova diretoria
O vice-presidente da Cacispar, Edilberto Minski, informou aos membros do Conselho Administrativo sobre a nova composição da Sociedade Garantidora de Crédito do Sudoeste do Paraná (GarantiSudoeste) para o biênio 2021-22. Jair Divino dos Santos é o novo presidente, com Edilberto Minski na vice-presidência. Jair já foi presidente da Cacispar e integra o Conselho Superior. A Coordenadoria tem ainda outros representantes na nova diretoria da SGC: William Madruga, presidente da Cacispar Jovem; Rejane Lorentz Corlassolli, vice-presidente para Assuntos de Finanças e Patrimônio; e Mateus Augusto Comelli, vice-presidente do Vale do Chopim.
Pesquisa sobre acesso ao crédito
A Cacispar também integra o Sistema Regional de Crédito (SRC), iniciativa do Sebrae/PR e que conta com instituições financeiras e entidades representativas do setor empresarial. A Coordenadoria está promovendo a Pesquisa Empresarial sobre a Tomada de Crédito. Conforme o presidente Paulo Sergio Bueno, a pesquisa quer saber a opinião dos empresários, para verificar os principais obstáculos no acesso ao crédito e buscar soluções. Os interessados em participar podem responder ao questionário on-line (http://bit.ly/

Mais
PCPR prende homem investigado por roubo em Pato Branco
Estudantes de Medicina poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados
Câmara de Pato Branco aprova prorrogação do desconto de 50% no ITBI