A Fundação Hospital do Câncer Pato Branco e o Instituto Policlínica PB – Hospital Policlínica realizaram, na tarde desta sexta-feira (09), a cerimônia de inauguração do novo acelerador linear. O equipamento, adquirido com recursos da Itaipu Binacional, será usado para tratamentos de radioterapia a partir da próxima segunda-feira, 12 de abril. Com o novo aparelho, a estimativa é que o número de procedimentos diários possa até dobrar. Atualmente, 35 pessoas são atendidas por dia.
Por conta da pandemia, a solenidade foi restrita a poucas pessoas e transmitida ao vivo pelo canal do Hospital Policlínica-clique aqui e acompanhe o evento em vídeo. Estiveram presentes: Robson Cantu, prefeito de Pato Branco; deputado federal Fernando Giacobo; deputado estadual Luiz Fernando Guerra; Anderson Nezello, chefe da 7ª Regional de Saúde; Lilian Brandalize, secretária de Saúde de Pato Branco; Osmar Gabriel, presidente do Conselho dos Instituidores da Fundação Hospital do Câncer Pato Branco; Carmen Lora, presidente da Fundação Hospital do Câncer Pato Branco; Sadao Yamamoto, diretor presidente do Instituto Policlínica PB; e o médico oncologista Gilmar Biscaia, responsável técnico da Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) com radioterapia. O comunicador Valdomiro Cantini, primeiro presidente da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, também participou de forma remota, direto de Cascavel.
No início da solenidade, o presidente do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), Marcelo Dalle Teze, responsável pela coordenação da campanha Edificação Solidária, fez uma rápida apresentação dos resultados obtidos e agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para que o acelerador linear fosse instalado em Pato Branco.
No discurso de abertura, o diretor presidente do Instituto Policlínica PB, Sadao Yamamoto, enfatizou que o momento era de celebrar e agradecer a todos aqueles que participaram da mobilização, ao Governo do Paraná, à Itaipu Binacional e ao deputado federal Fernando Giacobo, que entenderam as necessidades da região.
“O esforço conjunto propiciou que nossa região atinja avanço significativo nos tratamentos de combate ao câncer e no atendimento dos serviços de alta complexidade. O equipamento permitirá o emprego de novas tecnologias no tratamento de câncer; aprimorará a qualidade nos tratamentos via SUS e convênios; possibilitará, futuramente, trabalhos de oncologia pediátrica, sem contar que permitirá a ampliação do número de atendimentos de pacientes ao dia”, listou Yamamoto.
O deputado federal Fernando Giacobo ressaltou que a operacionalização do acelerador linear marca uma nova página da história do Hospital do Câncer em Pato Branco. “É um equipamento que salva vidas. Eu agradeço por ter tido a oportunidade de ajudar os pacientes com câncer. A Itaipu fez algo inédito ao aportar recursos para a compra do acelerador linear”, declarou Giacobo.
O presidente do Conselho dos Instituidores da Fundação Hospital do Câncer Pato Branco, Osmar Gabriel, ressaltou que Pato Branco conta com os cinco principais serviços em Oncologia e, com o novo acelerador, alcança outro patamar na evolução dos tratamentos de câncer na região. “Trata-se de uma conquista da população. No dia 12 de abril, vamos dar o start no aparelho. Vamos dar start nos tratamentos dos pacientes”, frisou Gabriel.
Agilidade
Atualmente, cerca de cinco mil pessoas recebem tratamento oncológico na região Sudoeste, somando a 7ª e 8ª Regionais de Saúde. Com o novo acelerador linear, o número de atendimentos ao dia poderá dobrar. Atualmente, são atendidos pacientes de 15 municípios da microrregião de Pato Branco e de sete municípios catarinenses.
O médico radioterapeuta Marcelo Rodrigues, do Hospital do Câncer, considera a instalação do novo acelerador como um grande avanço. “É um salto de qualidade e de possibilidades de tratamento. O novo equipamento é muito mais preciso, mais rápido e resulta em menos efeitos colaterais. Temos uma tecnologia compatível com a de grandes centros do país”, compara Marcelo.

Mais
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa
Estado inicia entregas de 2026 com 366 kits maternidade nas regiões Oeste e Sudoeste