O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, sancionou, na manhã desta sexta-feira (02), a Lei número 5.786, de 30 de junho de 2021, sobre a obrigatoriedade da inclusão do tema “Bem-estar animal e consciência de preservação do meio ambiente” no conteúdo transversal nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
“Estamos trabalhando a conscientização e sensibilização por meio da educação. Investir no futuro é levar conteúdo baseado na nossa realidade para dentro das salas de aula. Atualmente no município existem muitos animais abandonados pelas ruas, mas com a conscientização reduziremos esse número”, frisa o prefeito, parabenizando a vereadora pela iniciativa. A Lei é de autoria da vereadora Thania Maria Caminski Gehlen. 
Conforme a Lei, o conteúdo deverá ser ministrado no mínimo uma vez por mês para os alunos do ensino fundamental, dentro da carga horária diversificada e de acordo com critérios pedagógicos adequados. Ainda, os professores deverão ser capacitados anualmente sobre a temática.
A secretária de Educação e Cultura, Simone Painim, explica que a partir do próximo bimestre o conteúdo será implementado nas escolas. “Será mais um tema transversal que trabalharemos com os nossos alunos. Será através de projetos, onde cada escola organizará de acordo com a demanda”.
A vereadora, defensora da causa animal no município, explica que a ideia surgiu pela facilidade que se tem de trabalhar a conscientização através das crianças. “Eles absorvem, eles acatam e vão atrás e levam o assunto para casa, para a família toda”.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa