A Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Engenharia e Obras, interrompeu a execução da obra da bacia de contenção do bairro Bonatto para revisar o projeto. “A obra estava sendo executada diferente do que foi planejada, conforme exigência do Ministério da Integração Nacional”, explica o secretário de Engenharia e Obras, Vladimir Ferreira, o Guga. O objetivo é fazer uma análise detalhada do que já está realizado, com relação ao projeto aprovado.
“Há diferença entre o que o projeto apresenta e o que foi executado. Com isso, para não comprometer e pôr em risco a estrutura e as pessoas, optamos em interromper os serviços e junto com o engenheiro analisar, revisar e atualizar o projeto para retomar e concluir a obra”, pontua o secretário.
A obra iniciou ainda no ano de 2016. No mesmo ano teve o convênio interrompido pelo Ministério da Integração Nacional, em virtude da transição presidencial do Governo Federal. Em 2018, o então prefeito retomou a construção, passando a ser executado pela equipe da Secretaria de Engenharia e Obras. Já foi realizada a limpeza parcial interna da bacia, construída parte da barragem e do vertedouro de vazão. Entre as alterações, Guga destaca que há necessidade de reestruturar o vertedouro, “não confere com o do projeto”, aumentar a barragem em aproximadamente 1,20 metro e executar uma canalização aberta de saída em 150 metros, além dos acabamentos e limpezas.
Conforme o projeto, será construído o reservatório de cheias (bacia de contenção) e a canalização do Rio Ligeiro, totalizando 54.700 metros quadrados de área, incluindo a barragem em terra com 250,30 metros de extensão e 33 metros de largura. Com altura de 6,70 metros, a estrutura terá capacidade para 267,6 milhões de litros de água. “Nos comprometemos em finalizar esta importante obra para o município e vamos fazer. Estamos buscando todas as soluções para agilizar e concluir o quanto antes, com segurança e qualidade”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
“No início deste ano comentei que em torno de 120 dias a obra estaria concluída, pois acreditava que o projeto estava em condições de ser executado. Porém, ao longo dos estudos, chegou-se à conclusão da necessidade de revisão”, complementa Guga. “Sobre o prazo de conclusão da obra, saberemos somente após a revisão do projeto, mas queremos que dentro de todas as possibilidades, seja até o final do ano”.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa