A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco realizará no dia 7 de agosto, sábado, o terceiro dia D de vacinação contra a Influenza (H1N1). No mesmo dia, além da Influenza, os profissionais farão a revisão e atualização da Carteira de Vacinação de Rotina (de todas as vacinas disponíveis do Programa Nacional de Imunização) de crianças, adolescentes, adultos e idosos, a fim de recuperar esquemas vacinais atrasados e ampliar a cobertura vacinal do município.
A vacinação da Influenza (H1N1) será aplicada em todas as unidades de saúde e na praça Presidente Vargas, das 9 às 16h. Já a revisão das carteiras de vacina e aplicação das doses faltantes só será feita nas unidades. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 12 de abril, com vacinação de grupos prioritários (gestantes, puérperas, crianças, idosos, etc), sendo estendida à população geral acima de 6 meses de idade.
A meta inicial era vacinar 90% dos grupos prioritários. Em Pato Branco, até o dia 27 de julho, foram vacinadas 27.020 pessoas (79,65% das crianças; 70,2% das gestantes; 40,99% das puérperas; e 71,13% dos idosos).
Alerta para meningite
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, há uma grande preocupação com o cenário brasileiro de baixas coberturas vacinais, que se agravou em 2020 com a pandemia da covid-19, com alerta para meningite. “Recebemos uma nova orientação neste mês de julho para realizar a busca ativa de crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não realizaram a vacinação contra a meningite. Estas crianças não imunizadas previamente deverão receber uma dose da vacina, evitando surtos da doença, sequelas e óbitos. Logo, orienta-se aos pais comparecer neste dia às salas de vacina para que um profissional habilitado avalie a carteira de vacinas e identifique a necessidade ou não da vacinação”, aponta.
Emanoeli reforça para que todas as pessoas busquem as unidades nestes dias e atualizem suas carteiras a fim de evitar o ressurgimento de doenças já erradicadas e controladas.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa