De 28 a 30 de setembro de 2021, tendo como sede a cidade de Pato Branco, Paraná, será realizado, na modalidade online, a II Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo (MISOSUL).
O evento surgiu a partir do reconhecimento da relevância da cadeia produtiva do milho e do sorgo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que organizaram a Iª MISOSUL, realizada na cidade de Chapecó-SC, no ano de 2019. Com isso, as reuniões técnicas do Rio Grande do Sul (63ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa do Milho e a 46ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa do Sorgo), de Santa Catarina (11ª Reunião Técnica Catarinense de Pesquisa de Milho e 1ª Reunião Técnica Catarinense de Pesquisa de Sorgo) e do Paraná (1ª Reunião Técnica Paranaense de Pesquisa de Milho e Sorgo) integraram-se e passaram a ocorrer a cada dois anos, de forma itinerante.
A MISOSUL tem o intuito de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências dos profissionais, pesquisadores, professores, acadêmicos, agricultores envolvidos na cadeia produtiva de milho e sorgo, e especialistas na área destas culturas com o objetivo de discutir os aspectos da situação atual, perspectivas, tecnologias existentes e suas aplicações e novas possibilidades para o desenvolvimento das culturas do milho e sorgo nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
A programação do MISOSUL contempla palestras, apresentações de painéis com temas voltados à temática “Milho e Sorgo” e haverá espaço para apresentação de trabalhos. Os interessados em submeter trabalhos, devem efetuar a inscrição e submeter os resumos, até 25 de agosto, conforme informações disponibilizadas na página do evento.
Para a edição 2021 da MISOSUL, a Presidência da Comissão Organizadora está sob responsabilidade da professora do departamento acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO), da UTFPR, Campus Pato Branco, Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues. Também compõe a comissão representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA-RS), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (RS), da Sociedade Educacional Três de Maio/RS (SETREM), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). As entidades realizadoras do evento são a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), com apoio da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) e da Mutua – PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/PR.
Para a edição 2021 da MISOSUL, a temática central será “Resiliência do milho e do sorgo frente aos estresses bióticos e abióticos”. De acordo com a professora Adriana, “nas três noites do evento contaremos com palestrantes de renome internacional, abordando temas ligados aos principais problemas que afetam as culturas do milho e do sorgo, com destaque para as questões climáticas e os danos causados por patógenos”. Além disso, “a Comissão Organizadora espera contribuir para que as cadeias do milho e do sorgo, fundamentais tanto na produção de grãos como para a produção animal, sejam produtivas e capazes de resistir às adversidades impostas num cenário atual de mudanças climáticas e de ataque de pragas, como observado na última safra 2020/2021, mantendo a sua importância e contribuindo para a segurança alimentar”, declarou a presidente da MISOSUL 2021.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa