A Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, assinou um termo de parceria com a Delegacia da Mulher do município para ocupar o espaço do Auditório Cidadão, a fim de realizar ações voltadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O ato foi na tarde da terça-feira (31).
A secretária de Assistência Social de Pato Branco, Barbara Slonski Delboni Padoan, explica que a parceria visa ampliar o atendimento, com ações para as mulheres e também com os agressores. “Nosso objetivo é dar atendimento para a mulher e também ao agressor, além de criar um fluxo de atendimento”, destacou. O espaço será destinado para o atendimento aos agressores. As mulheres continuam sendo atendidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Conforme a psicóloga e coordenadora do Creas, Mariana Particheli, entre janeiro e agosto deste ano, 19 mulheres foram atendidas pela unidade, mas “há muitas outras que não recebem o atendimento, seja por não saber onde buscar, ou por vergonha”.
Com isso, também foi criado uma comissão responsável pelo fluxo de atendimento na rede, “para orientar como deve ser realizado o atendimento para essas mulheres e também para onde elas devem ser encaminhadas”, conforme explica o coordenador de Proteção Especial, Renato Gardaz.
A comissão ficou formada por representantes da Secretaria de Saúde, de Assistência Social, Caps, ESF, Cras, Creas, Hospital São Lucas e Policlínica, Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, núcleos de Prática Jurídica da Faculdade Mater Dei e Unidep e Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa