Em uma parceria entre a Administração Municipal de Pato Branco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), 15 pessoas receberam o certificado de qualificação profissional em marcenaria. O ato, que encerrou o curso, foi realizado na noite desta quinta-feira (09). Denominado “O Futuro Profissional”, o curso promoveu a qualificação profissional e estimulou a reinserção de profissionais no mercado de trabalho na área de movelaria, com o objetivo de capacitar, gerar empregos e fortalecer o setor industrial local, promovendo crescimento econômico para o município.
A formação foi 100% gratuita, com uma carga horária de 16 h, sendo a parte prática profissional realizada na escola de Marcenaria, da Prefeitura de Pato Branco. “Há uma grande demanda por mão de obra profissional e qualificada no setor moveleiro do nosso município. Essa foi uma das nossas primeiras ações para atender inúmeras empresas, de pequeno a grande porte, que necessitam desses profissionais”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
A parceria com o Senai foi por meio das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, através da Agência do Trabalhador. A certificação tem o registro no Código Brasileiro de Ocupação (CBO) e validade em território nacional. Durante o curso, os profissionais além de competências técnicas de produzir, montar e instalar móveis e esquadrias de acordo com normas técnicas, de saúde, de segurança, de qualidade, ergonômicas e ambientais também receberão formação de cidadã que prepara o profissional para lidar com as emoções pessoais e profissionais, liderança, empreendedorismo e gestão.
“Pato Branco está com muitos projetos em andamento e tem muita coisa boa acontecendo além dessa formação estamos desenvolvendo o projeto ‘Qualifica Pato Branco’ que irá capacitar centenas de profissionais e inseri-los no mercado de trabalho, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, gerar emprego e renda e atender a demanda de mão-de-obra qualificada necessária para os diversos setores”, conclui o prefeito.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa