O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou nesta quarta-feira (03) o bloqueio de metade da pista em um segmento da PRC-280, no trecho entre Palmas e o entroncamento com a BR-153 (Horizonte), na região Sudoeste. A medida é necessária para avançar as obras da restauração da rodovia com pavimento rígido de concreto, utilizando a técnica whitetopping.
Atualmente, estão em execução a fresagem do pavimento na pista de rolamento e a reciclagem do acostamento, deixando ambos prontos para o início da execução das placas de concreto, ainda este mês. A frente de trabalho iniciou as atividades a partir do trevo com a BR-153, próximo à divisa com Santa Catarina.
Com isso, começa uma operação “pare e siga” 24 horas por dia nos pontos bloqueados, pois nenhum tipo de tráfego pode circular até a conclusão do pavimento de concreto. A expectativa é que a obra chegue a ter de 10 quilômetros a 15 quilômetros com pista bloqueada, o que pode levar a períodos de espera de até três horas para seguir viagem.
A recomendação é que os motoristas evitem a utilização da PRC-280 neste trecho, com os usuários locais buscando rotas alternativas em Santa Catarina, e com o tráfego de longa distância optando por corredores de logística como a BR-277, onde as tarifas de pedágio deixarão de ser cobradas a partir de 28 de novembro.Os bloqueios na pista permanecem pelos próximos meses, até a conclusão dos serviços no pavimento.
INÉDITA – A restauração da PRC-280 entre Palmas e Horizonte é uma demanda de décadas da população local e de motoristas. A rodovia é a principal ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense. Considerada o corredor do Sudoeste, a rota é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose.
De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio. Para atender os usuários, visando a melhor utilização do recurso público e uma vida útil muito maior que o pavimento flexível, o DER/PR optou por licitar a obra com o uso da técnica whitetopping, inédita em rodovias estaduais, em que o pavimento atual é aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto.
Nos 59,55 quilômetros do trecho serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, após passarem por reciclagem de sub-base. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.
O investimento é de R$ 107.445.000,00, com o contrato licitado na modalidade Regime Diferenciado de Contratação integrada (RDCi), que incluiu também a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia da obra, nos primeiros meses de vigência.
Mais
Pato Branco propõe mudança na estrutura administrativa para agilizar emissão de alvarás
Prefeitura de Pato Branco encaminha mensagem retificativa sobre adicional de insalubridade
Feira do Empreendedor conecta ecossistema responsável por 94% dos negócios do Paraná