O Projeto Vida no Trânsito do Paraná (PVT-PR), coordenado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), disponibiliza de forma online, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o VI Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito do Paraná. O evento gratuito é direcionado a profissionais que trabalham com temas relacionados à segurança no trânsito; mobilidade; prevenção de acidentes e promoção da saúde; profissionais da área e demais cidadãos.
“Um dos nossos principais objetivos é a capacitação constante de profissionais na área de trânsito como uma forma de ampliar e disseminar o conhecimento sobre a mobilidade urbana. Somos comprometidos com o Pnatrans que tem como meta diminuir os índices de mortes e acidentes, e o conhecimento é uma das melhoras formas de se conquistar isso”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.
PROJETO VIDA NO TRÂNSITO – A composição da Comissão Estadual do PVT-PR é interinstitucional e multiprofissional, tem caráter ético, técnico, científico, educativo e de assessoria, e visa a redução de mortes e lesões no trânsito.
O projeto é uma estratégia importante que vem contribuindo para o avanço do Estado no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 11), reforçando seu compromisso com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e com o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030.
O Paraná conta com 12 municípios que aderiram ao PVT: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.
Desta forma, o Estado contribui para o avanço na implantação dos ODS e reforça o compromisso do Paraná com a Agenda 2030 da ONU.
PROGRAMAÇÃO – O VI Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito do Paraná terá como tema Trânsito, Saúde e Educação: Construção de uma Agenda Convergente, e acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2021, no das 14h às 17h (1º dia início às 13h30) e será transmitido pelo Canal do YouTube da Escola de Saúde Pública (ESPPrVirtual).
A solenidade de abertura contará com a presença do diretor de operações do Detran-PR, Adriano Furtado. “O Fórum traz assuntos importantes para serem discutidos, temas que nos auxiliam na criação de estratégias para melhorias relacionadas à mobilidade e comportamento no trânsito. Quanto mais debatido, mais soluções”, reforça Furtado.
Os temas debatidos no fórum serão: a Segunda Década de Ação pela Segurança Viária da ONU; Pesquisas sobre Comportamento no Trânsito; Políticas Públicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Trânsito; Mobilidade Segura e Sustentável; Visão Zero; Cidades Saudáveis; Educação para o Trânsito; Campanhas de Segurança Viária; Cultura de Paz no Trânsito.
Mais
Oportunidades de negócios para Curitiba e mais sete cidades serão apresentadas na Feira do Empreendedor
UFFS conquista patente para bala de goma funcional que auxilia no controle do apetite
Lupi diz que governo acompanhava, mas sem dimensão de fraudes no INSS