Com a aproximação da “Black Friday”, conhecida sexta-feira de descontos, que este ano será no dia 26 de novembro, O Procon de Pato Branco aponta dicas para os consumidores evitarem fraudes e não caírem em golpes. O objetivo é fazer com que o consumidor realize suas compras com mais segurança, evitando assim problemas futuros.
“A pandemia trouxe um aumento significativo das compras via internet, e há indícios que essa tendência seja referência para a Black Friday. Por consequência, isso deve aumentar o número de reclamações, e, principalmente por fraudes”, aponta a diretora do Procon de Pato Branco, Dra. Elaine Menegola.
Para isso, o consumidor deve permanecer atento a algumas dicas, sendo que a principal delas é sempre desconfiar de preços muitos baixos e também cuidar para não fazer um endividamento por impulso.
Caso algum consumidor, mesmo seguindo toda as orientações, sinta-se lesado ou tenha algum problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento da oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, dentro outros, poderá procurar o Procon de Pato Branco, ou registrar sua reclamação no link: www.consumidor.gov.br.
Confira as dicas:
- Monitore o preço do produto que pretende adquirir. Assim, poderá saber se o desconto é real ou se houve a prática da maquiagem do preço. Por isso, a escolha do produto deve ser preferencialmente anterior à promoção aliada à pesquisa de preços.
- Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja.
- Acompanhe os preços dos produtos ou serviços. Identifique as melhores ofertas e confira os descontos.
- Cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, aguarde.
- O importante é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro em mãos, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista.
- Solicite todas as informações sobre o produto e se for comprar a prazo, informe-se dos juros incidentes e do valor final que irá pagar.
- Se verificar qualquer defeito após a compra, vale lembrar que os itens comprados em liquidações, e também peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei, sendo possível reclamar em até 30 dias de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano.
- Verifique se o site é brasileiro (.com.br). Compras em sites internacionais estão sujeitas a outros custos que nem sempre são informados de forma clara e precisa. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (CD) não se aplica, se o site não tiver representantes no Brasil.
- Fique atento ao prazo de entrega. Principalmente se o objetivo for comprar presentes para o Natal.
- Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Para verificar a segurança da página, clique num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar comhttps://.
- Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco.
- Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicitam estas informações.
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico, para que possa ser contatada.
- A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
- Prefira comprar em lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesses casos.
- Evite comprar através de promoções encaminhadas por e-mail, WhatsApp e rede social. Desconfie também dos preços desproporcionais aos do mercado, você pode estar caindo em um golpe!
- Salve as informações da compra. O consumidor deve salvar ou imprimir todas as telas navegadas para efetuar a compra, as folhas de contratação, em especial as que falam do preço, forma de pagamento, características do produto e previsão de data para entrega, além, é claro, de exigir a nota fiscal, o principal documento em caso de reclamação.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.138 vagas de emprego com carteira assinada
Saúde alerta para risco de doenças com baixa adesão às vacinas em Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.664 vagas emprego com carteira assinada