Visando ampliar o conhecimento sobre cidades inteligente e com o propósito de gerar conexão e oportunidades, os secretários municipais de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, participaram da Smart City Expo World Congress, em Barcelona (ES), congresso voltado a cidades inteligentes.
Integrando a comitiva brasileira, junto com representantes da sociedade civil e autoridades políticas, eles participaram de workshops, apresentações, além de agendas especiais pela cidade, com visitas técnicas em empresas e instituições.
“Fomos buscar e ampliar o nosso conhecimento sobre cidades inteligentes. Sobre tudo o que faz parte de uma cidade inteligente, porque este conceito vai muito além de aplicações de tecnologia para soluções de conflitos urbanos. Fomos conhecer o que há de novas tecnologias, ter vivências do que foi implantado em uma cidade referência em planejamento para poder trazer para Pato Branco”, frisa o secretário de Planejamento.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, explica que o que já está sendo feito entre as Secretarias Municipais será ampliado, buscando principalmente o engajamento de toda a cidade. “O plano é transformar todas as áreas, com o engajamento de todo o município, mostrando as melhorias, as novas tecnologias e os benefícios na geração de negócios, emprego e renda. Enfim, engajar todo o município para essa pontecialidade”.
Agora, o próximo passo é elaborar um plano com ações que conectem todos os setores do município, engajando a sociedade para debater o assunto, buscando alternativas que possam ser implantadas de curto a longo prazo.

Mais
Cobertura vacinal apresenta desafios no primeiro quadrimestre de 2026 em Pato Branco
Vereadora Anne Gomes propõe criação de Conselho Municipal dos Imigrantes em Pato Branco
Patrulha Maria da Penha amplia ações de prevenção e lança projeto itinerante em Pato Branco e região