Mais de 1,5 mil homens foram contemplados com ações da Secretaria de Saúde pelo Novembro Azul e Vermelho, realizadas no último mês, em Pato Branco. As atividades estiveram focadas na saúde do homem e também na prevenção e combate ao câncer de próstata e de boca. De acordo com o setor responsável, só em procedimentos foram mais de 1,2 mil para saúde bocal e mais de 3 mil testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
“As ações conjuntas do novembro vermelho e azul foram de extrema importância”, apontou a enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto. “Houve uma procura grande de homens para o cuidado com sua saúde. Percebemos o quanto vem sendo essencial o retorno de atividades preventivas e rastreio precoce de doenças, que a pandemia estava nos impedindo. Aos homens que não conseguiram acessar os serviços, lembramos que as unidades funcionam diariamente e estão disponíveis o ano todo para a realização de consultas médicas, odontológicas, testagens e orientações em geral”.
Ações
Para ampliar o público de pessoas atendidas durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde dos bairros atenderam com horário estendido para garantir que homens trabalhadores pudessem ter acesso, no contra-turno, ao serviço de saúde. Só nessas ações, os profissionais de Pato Branco atenderam 561 pacientes, resultando em 1.574 testes rápidos
Outra frente de trabalho foi a visitação às empresas e instituições, onde foram prestadas orientações gerais da saúde do homem, saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão e glicose, avaliação nutricional e atividades físicas. Nos 12 locais visitados, 290 homens receberam atendimento, resultando em 158 testes rápidos para HIV, sífilis, HEP B e C. Destes, 10 tiveram o diagnóstico de sífilis positivo, sendo encaminhados para tratamento.
Já nos dois dias D, realizados no CEU das Artes e na praça Presidente Vargas, 300 pessoas foram atendidas. Foram parceiros das ações as secretarias de Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação, Assistência Social, Hospital do Câncer, Gama, Sesc, Premem, Bioextratus, Unidep, Pato Vôlei, Pato Futsal, Pato Handebol, Taekwondo, Kickboxing, equipe Quebra-freio, CEU das Artes e Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas).

Mais
PCPR captura quatro homens por tráfico de drogas em Francisco Beltrão
MPPR cumpre mandados na 2ª fase da Operação Rota Certa, que investiga fraudes em licitações do transporte escolar
PCPR, PMPR e PPPR prendem sete pessoas em operação contra o tráfico de drogas no Sudoeste