A Sanepar irá ampliar o sistema de esgoto sanitário de Pato Branco, com uma nova estação de tratamento e mais de 100 quilômetros de rede coletora. Dos recursos liberados para a Sanepar pelo BNDES, R$ 116 milhões serão aplicados nessas obras que vão elevar o índice de atendimento à população para 90% da área urbana da cidade.
A nova unidade de tratamento terá capacidade de tratar 210 litros de dejetos por segundo. O conjunto de obras também prevê mais duas estações elevatórias de esgoto e laboratório. E, para complemento, a Sanepar está investindo, com recursos próprios, mais R$ 5,5 milhões na ampliação do sistema de coleta e tratamento do esgoto. Neste pacote estão 11.349 metros de redes coletoras, 13.795 metros de interceptores e linha de recalque e 691 ligações domiciliares nos bairros São João, Alto da Glória e Vila São Pedro.
Com essas obras, a Sanepar atende à reivindicação do município de estender a coleta de esgoto em mais bairros da cidade e de retirar a estação de tratamento de esgoto do Bairro Fraron. A nova unidade será instalada em área próxima do Contorno Norte, mais afastada do perímetro urbano. O prazo para execução da ampliação do sistema é de 18 meses.
Os recursos liberados pelo BNDES contemplam ainda mais 99,2 quilômetros de rede coletora de esgoto, que devem iniciar tão logo seja concluída a nova estação de tratamento. Essas redes vão permitir mais 3.677 novas ligações nas regiões dos bairros Vila Isabel, São Francisco, São Luiz, Parque do Som, Picolotto, Jardim Primavera e Menino Deus.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.138 vagas de emprego com carteira assinada
Saúde alerta para risco de doenças com baixa adesão às vacinas em Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.664 vagas emprego com carteira assinada