A Prefeitura de Pato Branco realizou a doação de um terreno para o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), onde será construída a sede do órgão e toda a estrutura vinculada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O ato foi realizado na manhã desta terça-feira (08), pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
O terreno, de aproximadamente 9 mil m² e localizado na Rua Ivaí, no Bairro Jardim Floresta, permitirá a instalação de um projeto moderno e amplo para o Ciruspar e Samu, além de ser em um local estratégico, garantindo o menor tempo resposta para atendimentos de urgência e emergência,com saída facilitada para Região Sul de Pato Branco pela Rua Ivaí, como também acesso à PRC 280 e à BR 158.
“O Samu é um serviço muito importante para a população de Pato Branco e de toda região, é de extrema relevância e representa muito para o nosso município. Com isso, buscamos um espaço estratégico, onde a resposta ao atendimento seja no menor tempo possível, salvando e preservando a vida da nossa população”, destaca o prefeito de Pato Branco.
A doação ocorreu após o Estado propor que a Central de Regulação de Urgências 192 fosse unificada e transferida para o município Cascavel, como uma forma de redução de custos, ainda em 2018. Com uma movimentação regional, foram apresentadas que a economia proporcionada representaria um retrocesso e poderia causar prejuízos no atendimento à população.
“O que nós precisávamos era esse apoio da prefeitura”, salientou o presidente Ciruspar e prefeito do município de Ampére, Disnei Luquini, enaltecendo o trabalho realizado pelo Samu. “O Samu não só nesse momento de pandemia, mas em toda a história, tem feito um grande trabalho e salvado muitas vidas. Se não fosse o Samu nesse momento assolado com mais uma crise, o Samu tem feito um grande trabalho com poucas condições”.
O Ciruspar é um consórcio público de direito público, criado por 42 municípios para a finalidade específica de realizar o gerenciamento do Samu 192 na abrangência do Sudoeste do Paraná. “Temos que continuar lutando, mostrar que este trabalho tem uma grande necessidade para a população”, reforça o presidente do Ciruspar.
Também participaram do ato colaboradores do Samu, a coordenadora Geral do Consórcio, Kelly Cristine Custódio dos Santos, os vereadores Dirceu Boareto e Marcos Marini, o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nezello, e os ex-vereadores Moacir Gregolin e Marines Boff (2017/2020), que estiveram à frente da movimentação para que a sede do consórcio permanecesse em Pato Branco.
Mais
Prefeitura de Pato Branco apresenta proposta para evitar despejo de famílias no loteamento Siliprandi
Trigêmeas de Palmas se preparam para intercâmbios do Ganhando o Mundo 2026
Prefeitura de Pato Branco realiza Audiência Pública sobre Programa de Asfalto Rural