O Depatran irá implantar um espaço exclusivo para motocicletas na rua Tocantins. O projeto será realizado em caráter experimental para fins de estudo. O objetivo é avaliar e intensificar a segurança na via. “As motocicletas, por serem veículos de pequeno porte e estarem normalmente ao lado ou atrás dos veículos, muitas vezes não são visualizadas pelos condutores o que pode gerar acidentes”, salienta o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga.
O proposto é que o espaço seja utilizado no momento em que o semáforo está fechado. Os motociclistas se posicionarão em frente aos automóveis para evitar que permaneçam circulando entre os carros e possam continuar seu trajeto a partir da faixa. A análise será realizada durante o período de 3 meses, sendo possível concluir se há eficiência em relação à segurança e também ao fluxo do tráfego. Após essa verificação, possivelmente será sugerido a implantação em outras vias onde existam cruzamentos com semáforos e cuja largura da rua permita.
“A eficiência na segurança será avaliada, além dos demais aspectos que envolvem essa implantação, possibilitando que a decisão seja a mais benéfica possível para motoristas e motociclistas”, explica Dolenga.
A previsão para início do estudo é para outubro, já que o departamento está adquirindo os gabaritos para sinalização via licitação. Os agentes de trânsito realizam um trabalho intenso de orientação a respeito do tráfego de motocicletas entre os carros, buscando conscientizar os motociclistas sobre segurança. Porém, durante o período de estudo, não serão feitas autuações, pois é preciso estudar como evolui o comportamento dos condutores. A ideia é uma proposição do vereador Marcos Marini e tem sido uma prática em vários municípios do país.

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco