O sistema semafórico de Pato Branco será atualizado e contará com novas aquisições para promover a segurança dos motoristas e pedestres. O sistema, que controla o trânsito nas vias do município, necessita ser atualizado periodicamente. Considerando essa necessidade, será investido o valor de R$ 713.944,12 no contrato que compreende atualização, licença de uso, compra de mais equipamentos e treinamento dos servidores responsáveis.
Visando tornar o fluxo de veículos cada vez mais descomplicado e seguro, os equipamentos adquiridos abrangem 4 novos conjuntos de controladores que gerenciam o tráfego semafórico. “Estes controladores atuam de forma adaptativa em tempo real, local e centralizada. Dessa forma, oferece ao município a opção de instalação de semáforos atuados, os chamados semáforos inteligentes”, explica o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga.
“Essa tecnologia permite que o controlador, através de câmeras ou laços virtuais, identifique instantaneamente o fluxo na via e assim otimize o tráfego (não havendo fluxo em uma das vias, é priorizado a via com maior fluxo)”, completa Dolenga. A tecnologia utilizada permite também a implantação da prioridade seletiva com prioridade de passagem a veículos de urgência, como ambulâncias, viaturas e ao transporte coletivo
Com o objetivo de padronizar e consequentemente, reduzir os gastos, o software contratado faz a manutenção de forma qualificada e econômica. O uso dos mesmos insumos passarão a atender os antigos equipamentos como todos os novos, de forma adequada.
Os equipamentos serão entregues no prazo de até 60 dias. Já a atualização do software deverá ser concluída em até 15 dias a contar da data de recebimento da nota de empenho pela empresa contratada, são 3 meses de vigência do contrato firmado com a empresa.

Mais
Merendeiro de Francisco Beltrão vence concurso nacional de receitas escolares
Procon de Pato Branco acompanha mutirão da Copel para regularização de cabeamento de telecomunicações
Vereadoras cobram esclarecimentos sobre fila de espera para cirurgias de catarata em Pato Branco