Nesta terça-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital Filantrópico Policlínica realizou uma mobilização na praça Presidente Vargas, no centro de Pato Branco, para celebrar a data e reforçar as ações do Setembro Verde. A intenção foi conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e da conversa sobre o tema com os familiares e amigos. A campanha contou com a parceria de acadêmicos do décimo período do curso de Enfermagem do Unidep – Centro Universitário.
A mobilização foi coordenada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Filantrópico Policlínica. A enfermeira Luciane de Andrade, integrante da comissão, salienta que o assunto ainda gera muita polêmica e que é preciso que aqueles que querem ser doadores deixem clara a posição para seus familiares. “Em conjunto com os acadêmicos de Enfermagem, promovemos uma ação para sensibilizar a comunidade. Procuramos abordar temas importantes, como a morte encefálica, sobre como funciona o processo de doação e, especialmente, que a família é que deve, obrigatoriamente, autorizar legalmente a doação de órgãos de uma pessoa que é doadora em potencial”, explica a enfermeira.
Na praça, além da campanha pela doação de órgãos, os acadêmicos de Enfermagem fizeram o controle de pressão arterial e exames de açúcar no sangue nas pessoas que visitaram o estande.
Referência
O Hospital Filantrópico Policlínica faz de Pato Branco uma referência estadual em transplantes. Na instituição, são realizados transplantes de coração e rim.
Liderança nacional
O Paraná é líder em transplantes, mas fila de espera é grande. De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná (www.paranatransplantes.pr.
Salvando vidas
Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, várias pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador.

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco