A Semana do Orçamento teve início nesta quarta-feira(5) com evento realizado na Câmara de Vereadores de Pato Branco. A primeira ação foi a inauguração do Impostômetro que está situado na fachada da Câmara na rua Araribóia. O objetivo da Semana do Orçamento é esclarecer como funciona a aplicação dos recursos públicos disponíveis e como a população pode estar mais próxima participando dessas decisões.
Estiveram reunidos vereadores, empresários, representantes de entidades da sociedade civil organizada como parceiras e apoiadoras, além de autoridades de cidades da região. Pato Branco é pioneira nessa iniciativa, sendo a primeira cidade brasileira a instalar o impostômetro exibindo os valores arrecadados pelo município. Os números serão atualizados todos os dias, com o valor referente ao dia anterior. Os dados são baseados no Portal da Transparência, que é atualizado em tempo real diariamente.
“É importante oportunizarmos para a sociedade mais participação ativa a fim de chegar às necessidades reais da população”, salienta a Prefeita de Pato Branco em exercício, Angela Padoan. “Trata-se de ainda mais transparência sobre onde será investido os tributos que cada cidadão paga”, completa a Prefeita.
A ideia é possibilitar a integração entre os poderes executivos e legislativo, com o propósito de oferecer aos pato-branquenses mais clareza sobre os impostos cobrados. Além disso, é uma forma de simplificar a compreensão dos moradores a respeito do capital que é finito, tornando a gestão pública mais palpável. “Em uma simbiose dos poderes temos como atender a população da melhor forma e beneficiar a todos”, finaliza a Prefeita.
Após a solenidade da inauguração, foi ministrada pelo Consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Fabrício Falconi, uma palestra sobre as diretrizes de orçamentos municipais. Também foi instituído ontem o dia do Empreendedor Jovem de Pato Branco.
Durante o restante da semana a programação seguirá repleta de informação a respeito de temas como as emendas impositivas, contratações e licitações públicas e do processo legislativo como um todo.

Mais
UFFS fortalece parceria sobre biodiversidade no Refúgio Biológico de Santa Helena
Pato Branco recebe reforço na Receita Estadual com novos auditores fiscais
Pato Branco inova com o aplicativo “Mais Saúde Cidadão”