O município de Pato Branco recebeu o Selo Connected Smart Cities, que marca o reconhecimento pelas boas práticas a cidades que têm como característica o desenvolvimento criativo, inovador, sustentável e inteligente. “Essa conquista é importante porque mostra, dentre poucos municípios brasileiros, que Pato Branco está evoluindo no projeto Cidade Inteligente e Sustentável de forma mais estruturada e assertiva, trazendo benefícios para a cidade como otimização de recursos materiais, financeiros e tempo, com projetos conduzidos por indicadores internacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda 2030”, frisa Katia Bertol, responsável pelo Programa Cidades Inteligentes.
A menção é concedida pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Soluções Públicas Inteligentes ( SPIN) e a consultoria Urban System. De acordo Katia, Pato Branco foi avaliada em ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.
Foram analisadas as boas práticas nas dimensões: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança da Cidade Inteligente, Ecossistema de Inovação, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para parcerias público privadas ( PPP)e tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, frisa que o Selo reconhece o trabalho e a evolução da nossa cidade “Pato Branco 6.0”, por toda a administração municipal, “e suas secretarias, e que preza pelo desenvolvimento de todos os setores sócio-econômicos, através da tecnologia e da inovação”.
“O selo é mais um incentivo para o município continuar buscando soluções eficientes e eficazes para assim apresentar alternativas que melhorem o dia a dia, a qualidade de vida e as oportunidades dos pato-branquenses, para viver bem o presente, transformar o futuro e gerar oportunidades para todos os munícipes. A Secretaria vem trabalhando cada vez mais às melhores práticas e iniciativas para modernizar os serviços, aumentar a eficiência da gestão e otimizar a capacidade de arrecadação”, pontua o secretário.
“Esse selo é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do departamento de Cidades Inteligentes, transformando o nosso município em um ecossistema de inovação, com tecnologia acessível, próxima do cidadão, de maneiras simples, tornando o sistema mais eficiente, contribuindo para todo o desenvolvimento de Pato Branco”, pontua a prefeita de Pato Branco, Angela Padoan.

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco