Com o objetivo de apresentar uma diversidade de soluções tecnológicas para os produtores de queijo e leite de Pato Branco e da região Sudoeste do Paraná, a Prefeitura de Pato Branco, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizaram nesta quarta-feira (09) o Inova Queijo.
O evento, teve como objetivo amparar e profissionalizar produtores de queijos para que se tornem referências. Mais de mais 300 pessoas participaram de palestras técnicas e de demonstrações de experiências e soluções na produção e na comercialização do produto.
“Um evento muito positivo, pois teve a oportunidade de reunir produtores não só do município de Pato Branco, mas de toda a região Sudoeste do Paraná, o que faz que haja uma interação, uma conversa, uma troca de experiência, para que acabe despertando o interesse em agregar valor no leite, com a produção”, destaca a secretária municipal de Agricultura de Pato Branco, Vanessa Zanon. “Também faz com que fortaleça ainda mais a cadeia produtiva do leite, evitando o êxodo rural e com que município consiga desenvolver um trabalho maior nas propriedades rurais”, complementa.
A Associação de Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Sistema Fiep, Senar e Sindicato Rural de Pato Branco, a Camisc, o Sicredi, a UTFPR e a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste também apoiaram a realização do evento.
“Um evento muito importante, com entidades comprometidas para o desenvolvimento do setor no nosso município de na região”, pontua o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “O evento também vem para fortalecer o setor leiteiro em Pato Branco e para a implementação da produção do queijo”, complementa.

Mais
UFFS fortalece parceria sobre biodiversidade no Refúgio Biológico de Santa Helena
Pato Branco recebe reforço na Receita Estadual com novos auditores fiscais
Pato Branco inova com o aplicativo “Mais Saúde Cidadão”