A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lamenta profundamente o falecimento de seu vice-presidente Cláudio Petrycoski, aos 73 anos. À frente da Atlas Eletrodomésticos, uma das mais importantes fabricantes de fogões do país, com sede em Pato Branco, Petrycoski era uma das principais lideranças do setor metalmecânico do Estado e uma referência para o associativismo empresarial paranaense.
Além de ter presidido o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco por seis mandatos, de 1990 a 2009, com relevante atuação para o desenvolvimento do setor na região, atuou entre 1985 e 1998 como coordenador regional da Fiep. A partir de 1998, passou a ocupar a vice-presidência da Federação, cargo que ainda ocupava na atual gestão. Entre junho e agosto de 2018, chegou a exercer a presidência interina da entidade.
Por sua destacada atuação empresarial, recebeu, em 2001, a Medalha do Mérito Industrial do Estado do Paraná. Em 2004, foi homenageado com a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também foi condecorado, em 2011, com a Láurea de Honra ao Mérito, concedida pela Fiep.
Trajetória
Filho dos pioneiros Theóphilo e Maria Luisa Petrycoski, Cláudio nasceu em Pato Branco e, desde criança, ajudou a família na viabilização da produção semi-artesanal de fogões a lenha. Em 1985, passou a presidir a indústria da família, então com 36 anos de atividades, buscando novas perspectivas e a ampliação da participação no mercado, contratando, para isso, profissionais com experiência no ramo em outras indústrias do setor.
Dois anos após assumir o comando da empresa, deu início à produção de fogões a gás, marcando nova fase para a empresa com a montagem de 50 unidades/dia. Em 1993, a Indústria de Fogões Petrycoski já fabricava 250 fogões a gás por dia, e 90 a lenha. Foi na década de 1990 que a empresa ganhou a denominação atual, Atlas Eletrodomésticos.
Seu grupo empresarial sempre investiu e se envolveu no desenvolvimento do Sudoeste paranaense, em causas ligadas aos anseios coletivos da comunidade, principalmente nas áreas de cultura e esporte. Entre inúmeras outras ações, foi pioneiro no transporte gratuito de funcionários e grande promotor do desenvolvimento intelectual de seus colaboradores, com cursos de ensino básico, médio e pós-médio ofertados na própria estrutura da empresa.
A Fiep reitera seu sentimento de extremo pesar pelo falecimento de uma de suas principais lideranças. E envia sinceras condolências à família, esperando que encontre a paz e o conforto necessários neste momento.
Mais
Agência Agência do Trabalhador Regional de Pato Branco oferta 1.480 vagas de emprego com carteira assinada
Pato Branco conquista 3ª posição no ranking estadual de colocações no mercado de trabalho
Apoiada pelo Estado, startup de Pato Branco desenvolve “saco de lixo inteligente”