No dia em que completou 70 anos de emancipação política-administrativa, o município de Pato Branco deu um importante passo para a ciência, tecnologia e inovação. Agora, o município conta com tecnologia de quinta geração, a 5G, no Projeto Luminárias Inteligentes. Esta é a primeira fase da implantação da conectividade 5G em Pato Branco. Em todo o país, apenas algumas cidades implementaram a tecnologia 5G, sendo priorizados os locais com grande número de habitantes, o que se torna um marco para Pato Branco proporcionar o acesso a essa inovação.
“Sempre acreditei que o nosso município poderia ser uma das primeiras cidades longe das capitais a ter essa tecnologia, a 5G, e hoje estamos lançando a primeira etapa desse importante projeto. Não é apenas internet, é tecnologia que melhorará o atendimento da saúde, o crescimento de indústrias, a qualidade da educação e o desenvolvimento econômico em um todo”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
As luminárias inteligentes vão integrar diferentes funções, além da iluminação pública, abriga ainda o funcionamento das câmeras de monitoramento e wi-fi público. “A estratégia, neste momento, visa proporcionar a gestão remota da iluminação, o videomonitoramento com reconhecimento facial, wi-fi público e possibilidades de associação com sensores de análise da qualidade do ar, ruídos e temperatura, que serão utilizados para decisões importantes de controle do ambiente”, explica a chefe de Estrutura Tecnológica de Pato Branco, Ligia May Taniguchi.
A princípio a região central será contemplada com as luminárias, a fim de beneficiar mais pato-branquenses com segurança e conectividade. A tecnologia auxiliará também em serviços essenciais como o atendimento de saúde e passará a gerar recursos para os cofres municipais a partir da parceria com operadoras que venham a atender Pato Branco futuramente.
A segunda etapa da implantação, contempla a implementação da telegestão da iluminação, melhorando a eficiência energética. Já a terceira, e última etapa, será a implantação da rede 5G. “O cronograma é curto e em poucas semanas concluiremos a operação”, destaca Ligia. A implementação está programada para acontecer até o dia 28 de dezembro.
O lançamento, com a explicação do projeto, foi realizado na noite desta quarta-feira (14), em ato festivo na praça Presidente Vargas. Após, dando continuidade as celebrações de aniversário de Pato Branco, o Coral de Pato Branco, composto por alunos das escolas municipais, se apresentou, com músicas natalinas.

Mais
Secretaria de Educação realiza primeira reunião do ano com diretores escolares
Governo do Paraná libera quase R$ 200 milhões para pavimentação e contempla municípios do Sudoeste
UFFS fortalece parceria sobre biodiversidade no Refúgio Biológico de Santa Helena