Policiais penais, monitores de ressocialização e residentes técnicos da região Sudoeste do Paraná participaram de uma capacitação em Monitoração Eletrônica em Francisco Beltrão para procedimentos determinados judicialmente, como instalação e retirada de tornozeleiras eletrônicas. O objetivo é agilizar o cumprimento de determinações judiciais da região Sudoeste. Ao todo, 30 servidores das cadeias públicas de Capanema, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Santo Antônio do Sudoeste e do Complexo Social de Francisco Beltrão estavam presentes e as aulas, que ocorreram na última semana, ficaram a cargo do policial penal Antônio Carlos Cappelletti Campos, responsável pela Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) da região.
Atualmente, as pessoas privadas de liberdade (PPL) da região que têm o benefício do uso da tornozeleira precisam se deslocar até o Posto Avançado de Monitoração (PAM), que fica anexo à Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, para fazer atendimentos referentes ao benefício. Com a capacitação, os próprios servidores das cadeias públicas poderão realizar as ações de instalação e retirada da tornozeleira, evitando deslocamentos tanto por parte dos policiais penais em escoltas dos presos que vão realizar a instalação do equipamento pela primeira vez, quanto dos detentos de outras cidades que precisam fazer a remoção.
“Somente na Regional Francisco Beltrão são aproximadamente mil pessoas com o benefício do uso da tornozeleira. Capacitar esses profissionais para desempenharem a função de retirada e instalação dos equipamentos traz agilidade para a Polícia Penal e economia para o Estado”, disse o coordenador regional de Francisco Beltrão, Marcos Andrade.
A fiscalização das tornozeleiras, o controle dos procedimentos nas cadeias públicas e os atendimentos de inspeção continuarão sob responsabilidade do Posto Avançado de Monitoração, que realiza atendimentos com agendamento prévio pelo telefone 0800 643 5513.
Mais
Câmara de Vereadores debate Expopato, segurança no trânsito e demandas da comunidade
Paraná tem o terceiro maior saldo de empregos formais do País; Pato Branco entre os destaques
Câmara Municipal debate demandas locais: lixo em ponto de ônibus e avanços na municipalização da BR-158