Com ações voltadas para a conscientização de motoristas e pedestres, além de ações de fiscalização, o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) lançou a campanha em alusão ao movimento Maio Amarelo, trabalhando a prevenção de acidentes de trânsito no município. “Será uma campanha permanente, com ações que irão trabalhar, especialmente, a conscientização do motorista e pedestres, para uma direção com responsabilidade e um trânsito mais seguro para todos”, destaca o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga.
Durante o mês de maio, juntamente com órgãos de segurança pública, empresas, conselhos municipais e entidades, o Depatran realizará ações pontuais, como palestras em escolas, empresas e entidades, visitas e blitz educativas e de orientação. “O ato acontece todos os anos com o intuito de diminuir, consideravelmente, acidentes de trânsito, principalmente os que deixam sequelas e óbitos. Chamamos a atenção da população, em não utilizar o celular enquanto dirige, ou quando atravessa a rua. Ter consciência, pois é apenas um segundo para um acidente acontecer”, reforça Dolenga.
O Movimento Maio Amarelo visa colocar em pauta o tema sobre trânsito, especialmente a responsabilidade na direção. É um movimento internacional de conscientização que visa estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. A campanha é idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONVS) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Mais
Cobertura vacinal apresenta desafios no primeiro quadrimestre de 2026 em Pato Branco
Vereadora Anne Gomes propõe criação de Conselho Municipal dos Imigrantes em Pato Branco
Patrulha Maria da Penha amplia ações de prevenção e lança projeto itinerante em Pato Branco e região