Com o objetivo de promover a integração entre professores, corpo docente e alunos dos diferentes anos das escolas municipais de Pato Branco, a Secretaria de Educação e Cultura, lançou a segunda edição da Gincana Pato Esperto. Realizada internamente na unidade de ensino, a competição busca trabalhar de forma lúdica e divertida o tema central de Arte e Cultura e o título “Entre linhas e pincéis um convite à imaginação”.
“O projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos uma vivência enriquecedora, na qual possam expressar suas emoções e sentimentos por meio de diversas linguagens artísticas, desenvolvendo assim sua criatividade e sensibilidade”, destaca Giedra Moccelini, chefe da Divisão de Ensino na Secretaria de Educação e Cultura.
Os alunos realizarão trabalhos de pesquisa, entrevistas com artistas locais, atividades plásticas, excursões para visitações culturais, criação de jogos físicos ou digitais relacionados ao tema. Também, participarão de momentos culturais.
A competição será no encerramento do projeto para verificação do aprendizado dos alunos. Deverá ser de forma interna, respeitando a realidade de cada escola. “Essa competição será uma gincana com regras pré-estabelecidas que terão como instrumentos de apoio de fichas com QR code, tablets educacionais, bonés ou máscaras de patinhos, situações a serem desvendadas e muita diversão”, explica Giedra.
As atividades contam com apoio e parceria com o Departamento Municipal de Cultura e com a Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP).
Concurso de Poesias
Ainda, a Secretaria de Educação e Cultura, lançou o 3º Concurso de Declamação de Poesia para alunos dos 1º e 5° anos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino. Também trabalhando a Arte e Cultura, com objetivo fortalecer a educação municipal, incentivar os alunos a leitura e declamação de poesias, além de identificar talentos, nesta edição haverá um subtema na temática principal, arte e cultura, que será de escolha de cada instituição. Conforme Giedra, cada escola deverá fazer um planejamento de atividades para atingir os alunos do primeiro ao quinto ano.
Divididos em duas fases, a primeira acontecerá durante o mês de outubro em todas as escolas, entre os alunos. Apenas um aluno de cada escola passa para a segunda fase, prevista para o mês de novembro. Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria e os demais candidatos receberam brindes a serem definidos. Como preparação, professores de Língua Portuguesa trabalharão na disciplina, poesias, pois cada candidato deverá escolher uma poesia, sendo de autoria, de autores pato-branquenses ou de autores clássicos. O concurso também conta com apoio e parceria com o Departamento Municipal de Cultura e com a ALAP.

Mais
Cobertura vacinal apresenta desafios no primeiro quadrimestre de 2026 em Pato Branco
Vereadora Anne Gomes propõe criação de Conselho Municipal dos Imigrantes em Pato Branco
Patrulha Maria da Penha amplia ações de prevenção e lança projeto itinerante em Pato Branco e região