A Secretaria de Estado da Saúde orienta que o Ministério da Saúde já disponibilizou o sistema para solicitação de adesão aos municípios que queiram participar do programa de incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS). A medida foi oficializada pela Portaria nº 635/2023, que classifica as equipes multiprofissionais como uma ferramenta complementar e integrada às demais equipes de APS, fortalecendo o cuidado multidisciplinar e especializado.
“Essas equipes possuem um papel central no reforço à Atenção Primária, uma das principais linhas de frente do atendimento em saúde da população. O Paraná tem investido profundamente na descentralização dos serviços e congratula esta ação, que trará benefícios sobretudo para quem mais precisa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Os valores de repasse mensal de custeio variam entre R$ 12 mil e R$ 36 mil, a depender da modalidade de equipe ofertada pelo município. Os profissionais podem atuar em especialidades como Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Hanseonologia e Infectologia. Entre as principais ações desenvolvidas estão o atendimento individual, em grupo e domiciliar e discussão de casos, além da oferta de práticas de saúde a distância.
As solicitações de credenciamento destas equipes para 2023 devem ser por meio do sistema e-Gestor AB, no módulo “Gerencia APS” e seleção do card “Emergencial – Portaria GM/MS nº 544/23”, através deste link.
Mais
CEI da Causa Animal apresenta relatório final
Concurso da Adapar oferece 57 vagas com provas também em Pato Branco
Educação Municipal promove “Um dia mais que legal no Tempo Integral”