O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizará, nos próximos meses, eleição para definir os inspetores que atuarão no período de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026. O edital de convocação eleitoral foi publicado no dia 26 de junho, dando início ao processo de registro de candidaturas.
Os profissionais interessados em concorrer à função de inspetor do Crea-PR têm a oportunidade de realizar sua solicitação de registro de candidatura até o dia 21 de julho. O registro pode ser feito de forma on-line, na área restrita do profissional no site oficial do Crea-PR (https://www.crea-pr.org.br/
O processo eleitoral tem como objetivo eleger 210 inspetores, sendo um representante para cada uma das seis Câmaras Especializadas de Engenharia do Crea-PR, em cada uma das 35 Inspetorias do Estado. As modalidades contempladas são: Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Segurança do Trabalho. O mandato dos inspetores eleitos terá duração de 36 meses.
De acordo com a gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR, engenheira ambiental Mariana Alice Maranhão, o inspetor desempenha funções importantes, especialmente no apoio à fiscalização. Ela lembra que esta é uma função voluntária e que está prevista em lei.
“Além do apoio à fiscalização, o inspetor representa o Crea em comissões, em grupos locais, diversos fóruns e se envolve em ações de apoio e de valorização profissional. Também pode contribuir com o seu conhecimento técnico”, afirma Mariana.
Com a realização desta eleição, o Crea-PR busca garantir a representatividade de profissionais qualificados em cada área das Engenharias da Agronomia e das Geociências, fortalecendo a atuação do Conselho e promovendo a excelência na fiscalização e no desenvolvimento da profissão. Os inspetores desempenham um papel fundamental na supervisão e orientação dos profissionais registrados, bem como na fiscalização do exercício das profissões, visando à proteção da sociedade.
“É uma oportunidade para os profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências conhecerem melhor o Sistema Confea/Crea, participarem das ações e contribuírem com a sociedade”, completa Mariana.
Funções
A atuação do inspetor do Crea-PR está voltada para promover a valorização profissional e defender os interesses da sociedade. Entre as atribuições, está a representação do presidente do Crea-PR perante autoridades locais, aos profissionais da região e à comunidade. Também é responsável por divulgar a legislação profissional e o código de ética, incentivando sua adoção por todos os profissionais. Ainda é dever do inspetor cumprir e fazer cumprir as disposições previstas na legislação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Crea-PR.
Mais
CEI da Causa Animal apresenta relatório final
Concurso da Adapar oferece 57 vagas com provas também em Pato Branco
Educação Municipal promove “Um dia mais que legal no Tempo Integral”