O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação da obra de restauração em pavimento rígido de concreto (whitetopping) da PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste. Foi confirmado como vencedor o Consórcio Sanches Tripoloni – Consol, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda., com o valor negociado de R$ 188.250.000,00, após não ter sido registrada qualquer interposição de recurso quanto a este resultado no prazo permitido.
Agora este resultado final segue para homologação, que será publicada em diário oficial e no portal Compras Paraná, seguido pelos trâmites internos para assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.
OBRA – Serão 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Estão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho, que receberão fresagem e reperfilagem para servirem como base para o novo pavimento de concreto. A licitação foi realizada na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma empresa fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra.
O prazo de finalização, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 450 dias ao todo, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços do whitetopping.
WHITETOPPING – Além de ser uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, o processo é mais econômico e mais adequado ao tráfego da rodovia, um corredor logístico entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá, no Litoral, com uma presença expressiva de caminhões de carga dos setores de agro e de indústria. Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva.
A iniciativa integra o novo programa de Governo Paraná Concreto, que prevê a implantação e restauração de pavimentos com concreto em rodovias de todas as regiões do Estado.

Mais
Pato Branco inicia 2026 com indicativo de redução na gravidade dos acidentes de trânsito
Parque Tecnológico de Pato Branco é reconhecido pelo Governo do Estado como atrativo turístico de relevante interesse do Paraná
Sudoeste do Paraná se destaca em ranking nacional de dispensa de alvarás e licenças