O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) deu parcial provimento ao Recurso de Revista interposto pelo Município de Pranchita (Região Sudoeste) contra o Acórdão nº 2956/22 – Tribunal Pleno, que julgou procedente Representação da Lei nº 8.666/93, referente ao Pregão Presencial nº 25/2022, para coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos.
Naquela decisão, as seguintes irregularidades foram constatadas: reunião, em lote único, de todos os serviços previstos na licitação (coleta, transporte e destinação final dos resíduos); e a realização do certame na modalidade de pregão presencial.
Como consequência, o TCE-PR aplicou ao servidor do Departamento de Licitações e Compras responsável pela escolha da modalidade presencial, a multa prevista no artigo 87, inciso IV, alínea g, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). A sanção correspondia a R$ 5.112,40.
Recurso
Ao ingressar com Recurso de Revista, o recorrente sustentou a nulidade da decisão por ausência de citação de Tarcizio Alger, servidor do Departamento de Licitações e Compras, em ofensa aos princípios do contraditório e da ampla defesa. Quanto a este ponto, o relator do processo, conselheiro Maurício Requião, deu provimento ao recurso para anular a decisão que condenou Alger ao pagamento de multa administrativa.
O relator enfatizou que, ao promover a contratação conjunta dos serviços de coleta e de destinação final – os quais deveriam ser contratados separadamente -, a administração restringiu o número de empresas que participariam do certame. Assim, o município não atendeu o disposto da Lei de Licitações e Contratos.
Além disso, para que pudesse haver a aglutinação em um único objeto a ser licitado, deveria o recorrente ter apresentado justificativa com base em laudos técnicos, o que não ocorreu. Portanto, o relator considerou improcedentes esses itens do recurso.
Decisão
Os conselheiros acompanharam o voto do relator por unanimidade, na sessão de plenário virtual nº 16/23 do Tribunal Pleno do TCE-PR, concluída em 31 de agosto. Cabe recurso contra a decisão expressa no Acórdão nº 2728/23 – Tribunal Pleno, disponibilizado em 13 de setembro, na edição nº 3.062 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).
Mais
CEI da Causa Animal apresenta relatório final
Concurso da Adapar oferece 57 vagas com provas também em Pato Branco
Educação Municipal promove “Um dia mais que legal no Tempo Integral”