As regiões Oeste e Sudoeste do Estado tiveram aumento de 13% na produção de água no Carnaval em relação ao mesmo período de 2023. A maior produção foi registrada no dia 12, quando a média das cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo deu um salto de quase 30% em relação à segunda-feira do Carnaval do ano anterior.
Toda a estrutura da Sanepar instalada nos sistemas dessas regiões, assim como em todo o Paraná, garantiu o fornecimento de água ininterrupto para a população. Foi no dia 12 que o Sistema de Tecnologia Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou aumento nas temperaturas em todas as regiões do Estado.
Toledo foi a cidade que registrou a maior variação percentual no consumo, em um só dia, com quase 35% de aumento. Na segunda-feira do Carnaval deste ano, a produção foi de 29 milhões de litros de água na cidade, enquanto no ano passado o volume não chegou aos 22 milhões de litros.
Cascavel superou os 31% na produção de água também na segunda-feira de Carnaval, passando dos 63,7 milhões de litros tratados, em 2023, para 83,5 milhões neste ano. O aumento de consumo nas demais cidades foi de 14,69%, em Francisco Beltrão; de 22,78%, em Foz do Iguaçu; e de 30,37%, em Pato Branco, onde a produção aumentou de 15,4 milhões de litros para 20,1 milhões de litros de água na comparação de um ano para o outro.
LITORAL – O Litoral paranaense registrou a maior alta na produção de água durante o Carnaval. Foram 330 milhões de litros de água, de sábado a terça-feira do feriado, um volume quase 40% a mais do que no mesmo período de 2023, quando se registrou 237,8 milhões de litros. O pico do consumo foi no domingo (11), com 88 milhões de litros de água.
Para atender ao crescimento da demanda no Litoral, a Sanepar injetou durante o feriado 1,4 milhão de litros de água nas redes de distribuição para reforçar o abastecimento em momentos de maior consumo. Também foi necessário acionar o gerador de energia na estação de tratamento de água de Morretes e na captação do Rio Cambará, na estação de tratamento de água de Matinhos.

Mais
Pato Branco inicia 2026 com indicativo de redução na gravidade dos acidentes de trânsito
Parque Tecnológico de Pato Branco é reconhecido pelo Governo do Estado como atrativo turístico de relevante interesse do Paraná
Sudoeste do Paraná se destaca em ranking nacional de dispensa de alvarás e licenças