De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), o Projeto de Lei nº 168, de 2023, denominando de “Laurinda Moraes dos Santos Walendolff ” a Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Vila Esperança.
“Nascida em 29 de setembro de 1912, na cidade de Xanxerê (SC), desde muito cedo começou a ajudar a família no campo, trabalhando na lavoura, em casa, cuidando dos irmãos mais novos e, até mesmo, ajudando a descascar pinheiro, algo que na época era muito comum. Casou-se cedo e, aos 45 anos, mudou-se para Pato Branco, estabelecendo morada onde hoje é a Rua Natalia Pereira, no bairro Vila Esperança. Teve 11 filhos, sendo que um acabou vindo a óbito ainda bebê, atualmente, os filhos vivos dela são: dona Clorinda, com 72 anos; dona Vidalvina, com 78 anos; e seu Alziro com 94 anos, que é o seu primogênito”.
“Desde que chegou em nossa cidade, sempre trabalhou fora para ajudar no sustento da casa, trabalhou como lavadeira, nos hospitais de nosso município e nos primeiros hotéis, também. Dona Laurinda sempre conta que na época da primeira guerra mundial, seus irmãos esconderam-se no mato, para não precisarem ir para a guerra, e ela levava comida para eles nos esconderijos. Como se não bastasse toda luta e sofrimento, aos 65 anos, Dona Laurinda perdeu sua humilde casa em um incêndio, que deixou a ela e sua família sem nada. Mas como nada abalava esta brava mulher, Dona Laurinda reconstruiu tudo junto com sua família, que hoje, conta com, aproximadamente, 30 netos e mais de 100 bisnetos e tataranetos. Essa guerreira ficou viúva aos 82 anos, mas continuou lutando ao lado de seus herdeiros, vindo a falecer em 16 de dezembro de 2022”.
Mais
Agência Agência do Trabalhador Regional de Pato Branco oferta 1.480 vagas de emprego com carteira assinada
Pato Branco conquista 3ª posição no ranking estadual de colocações no mercado de trabalho
Apoiada pelo Estado, startup de Pato Branco desenvolve “saco de lixo inteligente”