A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), cumpriu nove mandados judiciais contra um grupo criminosa ligado ao tráfico de drogas na região Sudoeste do Estado. A ação, que aconteceu nesta sexta-feira (21), em Francisco Beltrão, é a segunda fase de uma operação iniciada no ano passado. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. A operação resultou na apreensão de porções de maconha, uma balança de precisão e celulares, além do registro de dois termos circunstanciados.
Os indivíduos foram encaminhados ao sistema penitenciário e os elementos apreendidos passarão por perícia a fim de coletar dados que auxiliem a continuidade das diligências.
Investigação- As diligências da PCPR tiveram início com a apreensão de 147 quilos de maconha em outubro de 2023, realizada pela PMPR. A droga foi encontrada em um veículo em Nova Prata do Iguaçu, na mesma região, em posse de dois homens e uma adolescente. “Por meio de investigações em conjunto com as diversas equipes da PCPR na região Sudoeste, logramos êxito em verificar uma série de conexões com terceiros e sinais de atividade de venda de maconha, cocaína e crack. Também localizamos indícios da atuação de uma facção criminosa”, afirma o delegado da PCPR André Mendes.
As diligências ainda apontaram que a organização não atuaria somente na região, mas em outras cidades como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, por meio de 18 membros. Com base nestas informações, a primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2023. Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e quatro determinações para buscas pessoais e vistorias nos alvos que se encontravam detidos em unidades prisionais. Duas pessoas foram autuadas em flagrante e entorpecentes e munições foram apreendidos.
A coleta de elementos neste primeiro momento possibilitou o avanço das investigações e a identificação de outros cinco suspeitos de participação nas atividades de tráfico e negociação de armas de fogo. As investigações prosseguem a fim de localizar os demais envolvidos.

Mais
Projeto de lei propõe regulamentar patrocínios privados na administração pública de Pato Branco
Projeto de lei propõe intérprete de Libras em eventos públicos de Pato Branco
Projeto prevê mais de R$ 1 milhão para fortalecer inovação em Pato Branco