O Programa PatoTech – Escola de Inovação está com inscrições abertas para o curso de Aplicação de Inteligência Artificial para Negócios, que vai oportunizar aos participantes conhecimentos relacionados à aplicação da inteligência artificial (IA) em empresas. O início do curso está previsto para esta quinta-feira (22), com término em junho. O curso será realizado no Parque Tecnológico, localizado na rua Lídio Oltramari, nº 1628, bairro Fraron, nas terças e quintas-feiras, das 18h às 21h. Para participar, o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos e ter completado o 5º ano do Ensino Fundamental. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (46) 3220-6080, pelo whats (46) 3272-3700 ou através do portal: https://patobranco.tec.br/patotech.
Robótica
No último sábado (17) iniciaram as atividades do curso de Introdução à Robótica Móvel com Arduino, promovido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), através do Programa PatoTech – Escola de Inovação. Neste curso os alunos serão introduzidos aos fundamentos da robótica móvel, com foco em robôs seguidores de linha e lutadores de sumô. O curso combina teoria e prática utilizando o kit Arduíno para desenvolver projetos reais, proporcionando uma compreensão aplicada da lógica de locomoção autônoma. Os alunos também aprenderão conceitos básicos de eletrônica, microcontroladores e programação, além de desenvolverem projetos com o kit Arduino aplicados à robótica móvel e compreender os desafios da locomoção autônoma baseada em sensores.
Eletrônica básica
Segunda-feira (19) teve início o curso de Aperfeiçoamento em Eletrônica Básica, em parceria com o Senai. No curso os alunos irão aprender sobre conceitos fundamentais da eletrônica, como resistores, capacitores, transistores e circuitos integrados, além da prática com instrumentos como multímetros, soldadores e placas de circuito.
Python
No dia 10 iniciou o curso de Fundamentos de Python 1, também em parceria com a UTFPR através do PatoTech – Escola de Inovação. Usado por startups e gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Netflix e outros, o Python com código fácil de ler oferece infinitas possibilidades para criar projetos de software de pequena e grande escalas. Neste curso os alunos aprenderão a explorar o mundo da programação de computadores e as carreiras que ele oferece, desenvolver habilidades de codificação usando Python e sobre tipos de dados, variáveis, operações de E/S, fluxo de controle e funções.
PatoTech
A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou no início de maio o Programa PatoTech – Escola de Inovação, para oferecer cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação em parceria com várias instituições. De acordo com a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, o objetivo do programa é capacitar e profissionalizar pessoas para o setor de tecnologia, com foco em áreas como robótica, linguagens de programação e eletrônica. Além disso, o programa foca em despertar nos jovens o interesse pelo universo da tecnologia, mostrando as possibilidades de carreira e o potencial promissor do setor para o futuro. A proposta da Prefeitura com o programa é conectar ensino, inovação e mercado de trabalho, fortalecendo a formação de talentos locais e garantindo que as empresas de Pato Branco possam contar com profissionais qualificados.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco