Na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura de Pato Branco sancionou a Lei nº 6.430, de 21 de maio de 2025, que torna obrigatória a exibição de vídeos de conscientização sobre a violência contra a mulher em todas as salas de cinema do município, antes do início de cada sessão. A nova legislação é de autoria da vereadora e Procuradora da Mulher, Anne Gomes (PSD), e foi assinada pelo prefeito Géri Dutra, em cerimônia realizada no Gabinete Municipal.
O ato contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Zocche, e da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Cristina Hamera. De acordo com o texto da lei, os vídeos deverão tratar de temas como prevenção e combate à violência contra a mulher, incentivando denúncias e divulgando canais de atendimento, como o Disque 180. A produção e veiculação dos conteúdos será de responsabilidade da Procuradoria da Mulher do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
Durante a assinatura, o prefeito destacou a importância da iniciativa. “É inadmissível o número de casos de violência contra a mulher. Criar um ambiente mais protegido possível e garantir que as mulheres saibam com quem contar é essencial. Essas políticas públicas são extremamente necessárias.” Segundo a vereadora Anne Gomes, a sanção da lei é um avanço na luta por igualdade e segurança. “Muitas vítimas desconhecem seus direitos e os canais de denúncia disponíveis, por isso, precisamos utilizar todos os espaços possíveis para conscientizar. O cinema é um ambiente de grande alcance e nossa intenção é ajudar a salvar vidas.”
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco