No dia 9 de junho, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizará o Fórum de Controle Social em Pato Branco (Sudoeste do Estado). As inscrições são gratuitas e estão abertas no portal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR. A capacitação será realizada das 8h30 às 17 horas, no Teatro do Sesi de Pato Branco. Além do Serviço Social da Indústria, a unidade de Pato Branco do Observatório Social do Brasil (OSB) apoia o evento. Com o tema Integração dos Controles para a Melhoria da Gestão Pública, o fórum busca estimular o cidadão – seja individualmente ou por meio de entidades representativas – a acompanhar mais de perto a gestão administrativa, o gasto e a execução das políticas públicas no local onde vive. Dessa forma, o controle social é um aliado fundamental do TCE-PR em suas atividades de controle externo.
O público-alvo do Fórum de Controle Social é formado por entes fiscalizados, conselheiros municipais, integrantes de observatórios sociais e demais cidadãos interessados no tema. Está prevista a participação do presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, na abertura do evento, que terá dois representantes de entidades do controle social. Ney da Nóbrega Ribas, do OSB Brasil, falará sobre a participação cidadã no monitoramento de obras públicas paralisadas em todo o país. Marina Carraro e Carolina Bandeira, do OSB de Pato Branco, relatarão os desafios e boas práticas da entidade em âmbito local.
Também estão previstas palestras do procurador-geral do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), Gabriel Guy Léger; do coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres; do ouvidor, Ederson Patrick Machado; do gerente do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), Eduardo Schnorr; e do Gerente de Planejamento e Atendimento da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) do Tribunal, Fábio Rosenfeld.
Mais
Governo do Estado assina convênios do Asfalto Novo, Vida Nova com 42 municípios do Sudoeste
Coleta de lixo em Pato Branco enfrenta falhas; terceirização pode ser saída, mas divide opiniões
Detran-PR reinaugura Ciretran de Santo Antônio do Sudoeste após reforma de R$ 595 mil