Como parte das atividades do projeto Inovação Tecnológica e Sustentabilidade na Agroindústria: Elaboração de Drageados com Sementes Oleaginosas e Frutos Nativos do Sudoeste do Paraná, uma equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco participou de um treinamento técnico na UniSenai de Chapecó (SC), ministrado pela professora Andréia Maria Faion, especialista na área de desenvolvimento de produtos alimentícios. Representaram a UTFPR-PB o professor Edimir Andrade Pereira e as alunas bolsistas Ana Alice Laurindo da Silva e Gabriela Jaeger Facchinetti, do curso de Química. O treinamento teve como foco o aprimoramento de técnicas industriais voltadas à produção de drageados, com aplicação de sementes oleaginosas, visando agregar valor nutricional, sensorial e comercial aos produtos regionais.
Os drageados são o encontro perfeito entre sabor e textura — seja com uma camada de chocolate envolvendo frutas e castanhas ou com coberturas salgadas e crocantes, como no clássico amendoim japonês. Além da formação prática, o projeto resultará no desenvolvimento de um produto inovador que será objeto da dissertação de mestrado da aluna Ingrid Cristina Galvão Botelho, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) da UTFPR. A proposta articula ciência, tecnologia e sustentabilidade, promovendo o uso responsável de recursos da biodiversidade regional.
A iniciativa conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Chapecó/SC), promovendo a integração entre a universidade, instituições de pesquisa e o setor produtivo. Os recursos que viabilizam o projeto são provenientes da Emenda Parlamentar nº 44820006/2024, destinada pelo Deputado Federal Tadeu Veneri, no âmbito do edital da UTFPR-PB em parceria com a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT). O projeto também conta com o apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PB), que atua na promoção de ações de inovação com impacto direto na comunidade e na indústria regional.
O projeto não se limita apenas à pesquisa acadêmica, mas tem principalmente caráter extensionista ao promover uma significativa transferência de tecnologia para a comunidade local e regional. Através da capacitação e treinamento oferecidos, agricultores da região sudoeste do Paraná poderão aplicar técnicas de drageamento a frutas e oleaginosas, agregando valor aos seus produtos e diversificando suas fontes de renda. A participação da equipe no treinamento representa mais um avanço na consolidação da UTFPR como instituição de excelência em pesquisa aplicada, formação profissional qualificada e desenvolvimento regional sustentável.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco