A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realiza nesta quinta-feira (26), das 8h às 17h, no auditório da UNIDEP, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento busca fomentar o debate e a formulação de propostas que promovam a cidadania e os direitos da população idosa no município.
A conferência será dividida em cinco eixos temáticos que nortearão os debates e trabalhos em grupo:
• Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
• Eixo 2 – Fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;
• Eixo 3 – Proteção e enfrentamento às formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
• Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
• Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política pública do Estado Brasileiro.
Segundo Douglas Silva, presidente do Conselho, a palestrante principal do evento será a professora Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad, da Universidade de Santa Maria e chefe da Divisão de Coordenação de Articulação do Ministério da Igualdade Racial, reconhecida por sua contribuição acadêmica e social na temática do envelhecimento e da igualdade racial. Também estará presente no evento Bernadete Dal Molin Schenatto, representando os Conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, fortalecendo a articulação entre as instâncias locais e nacionais, além de autoridades, gestores municipais, representantes da sociedade civil e, principalmente, pessoas idosas do município.
De acordo com Douglas a participação dos idosos é muito importante, porque eles são a razão de existir do evento, que contará também com apresentação cultural da UNATI (Universidade da Terceira Idade), que vem sendo parceira do Conselho Municipal em muitas ações. O presidente do Conselho destacou também a atuação dos conselheiros municipais na organização da conferência, que estão trabalhando para garantir um evento de qualidade e representativo. “Os recursos utilizados para a realização do evento são oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e também de parcerias com empresas do município, demonstrando o compromisso com a aplicação responsável e estratégica de recursos públicos em ações que beneficiam diretamente a população idosa”, frisou Douglas.
A VIII Conferência será um espaço de escuta, participação e proposição de políticas públicas. As propostas elencadas na Conferência Municipal serão levadas para a Conferência Estadual, que acontecerá no mês de agosto, em Curitiba, reafirmando o papel ativo da pessoa idosa na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.
Inscrições
As inscrições para a Conferência devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHM7d81ADsP8GXVAF73urptKT9tyEqHg2nu_OmDGtlExjSHQ/viewform. Durante a plenária final serão eleitos os delegados que representarão o município de Pato Branco, na Conferência Estadual.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco