O Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV vai reconhecer em ato público o Departamento de Trânsito do Paraná – Detran-PR como entidade destaque no Movimento Maio Amarelo 2025. A instituição social fará a entrega de uma premiação no dia 04 de agosto, na sede da autarquia paranaense, a partir das 14h. O objetivo é celebrar as ações que se sobressaíram na promoção da conscientização e na construção de um trânsito mais seguro durante as campanhas deste ano.
De acordo com o Observatório, o movimento alcançou grande sucesso graças à contribuição de diversas entidades que se destacaram por sua participação na realização de atividades e programações educativas e informativas. Do Detran-PR, destacam-se três, sendo a produção de um vídeo que abordou de forma sensível e didática os riscos no trânsito e a importância de atitudes seguras; uma série de podcasts educativos com especialistas em trânsito; e ações integradas com a sociedade, como blitz educativas, palestras em escolas e empresas e parcerias com entidades. Em todas essas atuações, conforme o ONSV, o envolvimento dos colaboradores foi um diferencial.
Para o Presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a homenagem valida os trabalhos desenvolvidos para a campanha e reafirma a importância da disseminação de informações e orientações para transformar o trânsito brasileiro. “Receber esse reconhecimento nacional é, antes de tudo, uma confirmação de que estamos no caminho certo. O Maio Amarelo é mais do que uma campanha, é um movimento de conscientização que envolve toda a sociedade em torno de um objetivo comum, salvar vidas no trânsito. Temos trabalhado com dedicação para levar essa mensagem de forma clara, acessível e impactante a todos os paranaenses. Essa conquista é fruto do empenho de toda a equipe e do engajamento da população”, afirmou.
O Gestor em Trânsito e Conselheiro do ONSV Mauro Gil Meger ressaltou que o Departamento de Trânsito do Paraná realizou ações abrangentes e inovadoras, alcançando importante engajamento e transformando o Paraná em modelo. “Essas boas práticas inspiram um objetivo comum: salvar vidas e reduzir os índices de sinistros e óbitos no trânsito brasileiro”, disse. “Em uma iniciativa pioneira, a campanha envolveu diretamente a administração pública e essa mobilização em massa garantiu que a mensagem do Maio Amarelo ressoasse em todo o Paraná”, complementou.
Para a Chefe de Divisão de Programas Educativos para o Trânsito, Orientação Técnica e Assessoramento do Detran-PR, Dayana Cavalli, o reconhecimento valoriza o esforço coletivo das equipes envolvidas, especialmente das Ciretrans e demais parceiros que contribuíram ativamente para o sucesso das ações. “É um trabalho que vai muito além da obrigação profissional, pois é o reflexo de um compromisso genuíno com a vida. Quando lutamos pela paz no trânsito, não estamos apenas cumprindo uma função, mas defendendo a vida. Esse prêmio simboliza que a luta incansável pela conscientização vale a pena”, destacou.
Já o Chefe Interino do Departamento Executivo de Escola Pública de Trânsito, Michael Bogo, mensura os resultados perante os cidadãos. “Mais do que uma conquista institucional, o prêmio simboliza o impacto positivo gerado na sociedade. Ele evidencia que ações de educação para o trânsito, quando bem planejadas e executadas de forma colaborativa, podem transformar realidades e salvar vidas. Assim, o reconhecimento serve como motivação e responsabilidade renovada para continuarmos promovendo um trânsito mais seguro, humano e consciente”, afirmou.
Além do Detran-PR, a ABC Trânsito/Setran – Escola Pública de Trânsito de Curitiba será homenageada na ocasião. Pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, deverão estar presentes o CEO, Paulo Guimarães, e os fundadores e membros do Conselho Deliberativo José Aurélio Ramalho e Mauro Gil Meger.
No seu caminho pode ter uma vida
Desde 2014, o movimento Maio Amarelo mobiliza o Brasil em prol da segurança no trânsito. Por meio de parcerias com o poder público, iniciativa privada e o engajamento da sociedade civil, dissemina-se a mensagem sobre a responsabilidade de todos para a redução de mortes e sinistros nas vias e rodovias do país. A escolha do mês de maio se justifica pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) de realizar a Primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza advertência.
A campanha do Maio Amarelo do Detran-PR deste ano de 2025 teve como tema “No seu caminho pode ter uma vida”, cujo foco foi mostrar os problemas causados pelo excesso de velocidade. A temática acompanhou a definida pelo Conselho Nacional de Trânsito, “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Mais
Certificado de licenciamento de veículos: com dez datas, vencimentos começam na sexta
Macrorregional dos Jojups começa nesta quinta com 3,9 mil atletas em quatro cidades
Município de Mariópolis deve cobrar Contribuição de Melhoria por obra que valorize imóveis