O sudoeste do Paraná está prestes a vivenciar um salto significativo em infraestrutura logística com a continuidade das obras do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916) e a conclusão da restauração da PRC-280. Ambas as iniciativas, coordenadas pelo Governo do Estado, fazem parte de um amplo plano de desenvolvimento regional voltado à melhoria do tráfego e ao fortalecimento da economia local.
Contorno Noroeste de Pato Branco terá novo trecho de 14 km
Nesta quarta-feira (16), o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou a ordem de serviço para o início das obras do lote 2 da PR-916, que compreende um trecho de 14 quilômetros entre a PR-493 e a PRC-158. O investimento para essa etapa é de R$ 148,9 milhões, totalmente financiado pelo Governo do Paraná. Essa obra tem como objetivo principal retirar o tráfego pesado de caminhões do centro urbano de Pato Branco, melhorando a fluidez do trânsito e ampliando a eficiência logística para indústrias locais e regionais.
Segundo o governador Ratinho Júnior, a intervenção complementa a primeira fase do contorno, já entregue, e deve ser concluída nos próximos meses. “Vai diminuir o transtorno de caminhões na cidade, dar mais eficiência para a logística das indústrias e criar um novo corredor de desenvolvimento para Pato Branco. Já temos muitas indústrias se instalando justamente porque essa infraestrutura facilita a logística”, afirmou o governador. Além de beneficiar diretamente o setor produtivo, a obra traz ganhos para os moradores da cidade, com redução de tráfego pesado nas vias urbanas e maior segurança no trânsito.
PRC-280 é reinaugurada e se torna novo eixo logístico da região
Na mesma ocasião, Ratinho Júnior inaugurou o terceiro e último lote da restauração da PRC-280, no trecho entre Pato Branco e Clevelândia. A rodovia, que anteriormente era considerada a pior do Paraná, passou por uma profunda reestruturação com tecnologia em pavimento de concreto. Foram investidos cerca de R$ 500 milhões na recuperação de 140 quilômetros entre Pato Branco e General Carneiro, próximo ao município de Palmas. Com a conclusão das obras, a PRC-280 se consolida como o principal corredor logístico do sudoeste paranaense, contribuindo significativamente para a integração entre os polos produtivos da região.
Obra atende demanda histórica e abre caminho para novos projetos
A nova etapa da PR-916 foi licitada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que também será responsável pela fiscalização da obra. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a intervenção atende a uma demanda histórica da população de Pato Branco e de municípios vizinhos. “Estamos autorizando a construção do contorno noroeste com um investimento de quase R$ 150 milhões para retirar o tráfego pesado do centro da cidade”, destacou o secretário. Sandro Alex também adiantou que novas obras de ampliação de capacidade em rodovias estão em andamento em municípios como Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. Além disso, novos contornos estão com projetos em fase de entrega ao Governo do Estado.
Urbanização e mobilidade para uma cidade em expansão
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, reforçou o impacto urbano e social que o novo contorno trará para Pato Branco, cidade que tem registrado rápido crescimento populacional. “É uma obra de grande valor, de grande impacto. Estamos conectando o eixo oeste da cidade, que hoje abriga mais de 20 mil moradores isolados pela rodovia, essa verdadeira ‘muralha’ que divide a cidade”, afirmou.
Com a nova etapa da PR-916, o trecho de 14 quilômetros se unirá aos 5 quilômetros já entregues entre a BR-158 e a PR-493, inaugurados em 2021 com investimento de R$ 30 milhões. A expectativa do governo é iniciar as obras ainda em 2025, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida para os cidadãos e criando condições para o desenvolvimento urbano sustentável.
Conclusão
Com investimentos estratégicos em obras estruturantes, o Governo do Paraná consolida um novo ciclo de desenvolvimento para o sudoeste do estado. A duplicação da PRC-280 e a ampliação do Contorno Noroeste de Pato Branco são exemplos claros de como a infraestrutura pode ser catalisadora de progresso, conectando comunidades, atraindo indústrias e melhorando a vida da população.
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