Entre junho e agosto, o município de Pato Branco enfrenta um período de baixas temperaturas, geadas e clima seco, condições que favorecem o surgimento e a propagação de focos de incêndio. Esses episódios, que podem se transformar rapidamente em grandes queimadas, provocam prejuízos ambientais, riscos à saúde da população e transtornos como a intensa presença de fumaça. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o aumento de ocorrências sobrecarrega a central de operações e pode comprometer a resposta a chamadas mais urgentes. O uso prolongado de equipes e viaturas no combate às queimadas reduz a capacidade de atendimento a outras emergências.
Para enfrentar o problema, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Água e Terra (IAT), vai reforçar a fiscalização e endurecer as medidas contra queimadas irregulares.
Fiscalização e punições
Os focos de incêndio serão georreferenciados e comunicados aos órgãos competentes para garantir a responsabilização dos autores. Os proprietários de terrenos onde forem registradas queimadas estarão sujeitos a:
-
Multas ambientais, conforme legislação vigente;
-
Resposta criminal por crimes ambientais junto à Polícia Civil e ao Ministério Público;
-
Notificações oficiais com exigência de regularização.
Práticas proibidas
Entre as condutas irregulares estão a limpeza de terrenos com uso de fogo, a queima de lixo doméstico ou resíduos de construção, e outras ações que coloquem em risco a saúde pública e o meio ambiente.
Orientações aos proprietários
-
Manter terrenos limpos e roçados;
-
Contratar serviços de limpeza adequados;
-
Não realizar queimadas em nenhuma hipótese;
-
Buscar alternativas sustentáveis para descarte de resíduos.
Denúncias
A população pode denunciar queimadas por meio dos canais:
-
Defesa Civil: (46) 3220-1544
-
Fala Cidadão: 156
- Clique aqui e confira a Nota Conjunta
Mais
Perto do fim, pesquisa do perfil socioeconômico dos paranaenses chega a 81 cidades
Secretaria de Saúde realiza multivacinação na praça neste sábado
Pato Branco: Reintegração de Posse no Loteamento Siliprandi é Adiada