Comitiva da Argentina visita Parque Tecnológico de Pato Branco em busca de cooperação internacional

Pato Branco fortalece laços com Eldorado (ARG) em intercâmbio de inovação, ciência e tecnologia

Nesta terça e quarta-feira (5 e 6), Pato Branco recebeu a visita de uma comitiva internacional vinda de Eldorado, na Argentina, composta por cerca de 20 representantes, entre autoridades governamentais, pesquisadores da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) e integrantes do Instituto de Macroeconomia Circular (IMAC). O objetivo do encontro é fomentar o intercâmbio de experiências entre os municípios e fortalecer vínculos estratégicos entre Brasil e Argentina, especialmente na área de inovação e desenvolvimento regional.

Na tarde de terça-feira (5), a comitiva foi recebida no Parque Tecnológico de Pato Branco, pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde participou de uma apresentação institucional e percorreu os ambientes de inovação mantidos pelo município. O espaço, que abriga startups, centros de pesquisa e programas de empreendedorismo, chamou a atenção dos visitantes pela sua organização e resultados concretos no apoio a empresas de base tecnológica.

A estrutura do Parque e o seu modelo de governança, que envolve universidades, empresas e o poder público, foram apontados como referência para a comitiva. Os visitantes também demonstraram interesse em ampliar parcerias acadêmicas, científicas e empresariais com instituições de Pato Branco.

Representando a província de Misiones, a deputada estadual Carolina Butvilofsky reforçou o interesse da região em aprender com o modelo de desenvolvimento adotado por Pato Branco. “Viemos com propostas concretas, mas também com muita vontade de ouvir e aprender. Pato Branco é um exemplo de cidade eficiente, compacta, que conseguiu grandes avanços em pouco tempo. Queremos levar ideias daqui para aprimorar nossa biodiversidade, nossos cuidados com o meio ambiente e nossa agricultura, e também trazer elementos da nossa realidade que possam ser úteis aqui”, afirmou a deputada.

De acordo com a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, a visita reforça a importância da cooperação internacional no fortalecimento do ecossistema regional de inovação. “Estamos muito felizes em receber essa comitiva, que representa acordos de cooperação de longa data. Essa visita aprofunda ainda mais os laços com os nossos irmãos argentinos, especialmente em temas ligados ao agronegócio, tecnologia e empreendedorismo. Já temos jovens da Argentina incubando projetos aqui no Parque e, agora, buscamos ampliar essas conexões com base em uma visão Mercosul de inovação e desenvolvimento”, destacou a secretária.

Acompanhando a visita, o prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, ressaltou a importância histórica dessa relação bilateral e os frutos já colhidos nos últimos anos. “Essa parceria com Eldorado e outras cidades argentinas é antiga e muito rica. Já levamos empresários e acadêmicos daqui para conhecer a realidade de lá, assim como recebemos comitivas como essa para conhecer nossos projetos. Temos estudantes que já cursaram graduação e pós-graduação em ambos os países. Agora, queremos fortalecer também a cooperação entre empresas, especialmente as de base tecnológica.”

Géri Dutra também enfatizou que Pato Branco tem plenas condições de ser um polo de conexão entre ecossistemas tecnológicos da América do Sul. “Temos um ambiente tecnológico sólido, tanto no setor de software quanto em áreas como eletrônica e inovação em agro. Quem sabe, no futuro, possamos até ver nascer uma grande tecnologia binacional, fruto dessa parceria entre Brasil e Argentina.”

​​Assinatura de Carta de Intenções

Ainda na terça-feira (5), foi assinada uma Carta de Intenções de Cooperação entre o Município de Pato Branco, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER, a Câmara de Representantes da Província de Misiones, a Universidade Nacional de Misiones (UNaM), a Agência para o Desenvolvimento Econômico de Eldorado (AGEDEL), o Instituto de Macroeconomia Circular (IMAC) e o Município de Eldorado, Província de Misiones, República Argentina.

O documento estabelece uma cooperação institucional voltada ao fortalecimento tecnológico, científico e do desenvolvimento regional, com o objetivo geral de promover ações conjuntas e colaborativas em inovação, pesquisa aplicada e intercâmbio de conhecimento entre instituições de ensino, centros de inovação e empresas locais dos dois países.

Programação completa

Além da visita ao Parque Tecnológico, a agenda da comitiva incluiu uma passagem pela UTFPR, com foco nos laboratórios voltados ao agronegócio, um encontro com lideranças locais e uma visita, na manhã desta quarta-feira (6), ao IDR-Paraná – Polo de Pesquisa e Inovação de Pato Branco. Lá, foi promovida uma dinâmica de identificação das principais demandas e oportunidades dos municípios, com vistas à construção de futuras ações de cooperação.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube