Dando continuidade à ampliação do Projeto Pato 360, a Prefeitura de Pato Branco iniciou a instalação de novas câmeras de videomonitoramento no Terminal Rodoviário José Cattani. Além de equipamentos em pontos estratégicos, o sistema está sendo modernizado com recursos avançados, como reconhecimento facial e análise de metadados de áudio — capazes de identificar sons como gritos, vidros quebrando ou tumultos, acionando alertas automáticos.
De acordo com Aldo Arendt, representante da Proc Group, empresa responsável pela implantação da infraestrutura, a modernização representa “um salto significativo em termos de segurança urbana”. Segundo ele, as novas câmeras possuem altíssima resolução e inteligência embarcada, ampliando a eficiência do monitoramento. “A substituição e instalação já começaram na rodoviária e, na sequência, avançaremos para as ruas, com mais 15 novos pontos. Os postes já estão no local, e agora estamos na fase de instalação dos equipamentos”, informou.
Os pontos de vigilância foram definidos em conjunto com a Administração Municipal e a Polícia Militar, priorizando áreas estratégicas nesta primeira etapa, que prevê a adição de 100 novos locais de monitoramento. Ainda neste mês, está prevista a instalação de novos servidores e de um software avançado de gestão de vídeo, aumentando a capacidade de análise e resposta do sistema. A central de monitoramento também será atualizada para processar, com mais rapidez, os dados captados.
A iniciativa integra o esforço do município em fortalecer a inteligência urbana e ampliar a segurança dos cidadãos. Em março deste ano, a Prefeitura já havia anunciado a expansão do sistema para 700 câmeras com inteligência artificial, capazes de identificar veículos furtados ou roubados, localizar pessoas com mandado de prisão em aberto e gerar alertas em tempo real para as forças de segurança.
Mais
Audiência Pública em Pato Branco Rejeita Redução de Adicional de Insalubridade para Servidores Públicos
Agosto Lilás: Pato Branco intensifica ações de combate à violência contra a mulher e empoderamento feminino
Farmácia Popular e Dificuldades no Acesso a Medicamentos