Dando continuidade à ampliação do Projeto Pato 360, a Prefeitura de Pato Branco iniciou a instalação de novas câmeras de videomonitoramento no Terminal Rodoviário José Cattani. Além de equipamentos em pontos estratégicos, o sistema está sendo modernizado com recursos avançados, como reconhecimento facial e análise de metadados de áudio — capazes de identificar sons como gritos, vidros quebrando ou tumultos, acionando alertas automáticos.
De acordo com Aldo Arendt, representante da Proc Group, empresa responsável pela implantação da infraestrutura, a modernização representa “um salto significativo em termos de segurança urbana”. Segundo ele, as novas câmeras possuem altíssima resolução e inteligência embarcada, ampliando a eficiência do monitoramento. “A substituição e instalação já começaram na rodoviária e, na sequência, avançaremos para as ruas, com mais 15 novos pontos. Os postes já estão no local, e agora estamos na fase de instalação dos equipamentos”, informou.
Os pontos de vigilância foram definidos em conjunto com a Administração Municipal e a Polícia Militar, priorizando áreas estratégicas nesta primeira etapa, que prevê a adição de 100 novos locais de monitoramento. Ainda neste mês, está prevista a instalação de novos servidores e de um software avançado de gestão de vídeo, aumentando a capacidade de análise e resposta do sistema. A central de monitoramento também será atualizada para processar, com mais rapidez, os dados captados.
A iniciativa integra o esforço do município em fortalecer a inteligência urbana e ampliar a segurança dos cidadãos. Em março deste ano, a Prefeitura já havia anunciado a expansão do sistema para 700 câmeras com inteligência artificial, capazes de identificar veículos furtados ou roubados, localizar pessoas com mandado de prisão em aberto e gerar alertas em tempo real para as forças de segurança.
Mais
Prefeitura abre inscrições para contratar 210 professores através de PSS
Estado autoriza construção de Pronto Atendimento Municipal em Chopinzinho
Comissão Processante entrega relatório final