A Câmara de Vereadores de Pato Branco realizará, entre os dias 22 e 29 de setembro, uma série de Audiências Públicas para apresentar à população o Projeto de Lei nº 136, de 2025, que trata do novo Plano de Mobilidade Urbana de Pato Branco. O objetivo é garantir que os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer, sugerir melhorias e participar da construção de um plano que impactará diretamente o dia a dia da cidade.
O Plano foi elaborado pela empresa URBTEC, contratada pelo Município, e contou com reuniões comunitárias, oficinas participativas e canais digitais para coleta de propostas. Agora, o projeto chega ao Legislativo e será analisado pela Comissão Especial formada pelos vereadores Claudemir Zanco (PL) – presidente, Eduardo Dala Costa (Republicanos) – relator, e os membros Anne Gomes (PSD), Diogo Grando (PRD), Rodrigo Correia (União Brasil) e Thania Caminski (PP).
Na terça-feira (26), a Comissão reuniu-se com o Ministério Público (MP), como explicou o presidente da Comissão, vereador Claudemir Zanco. “Como o MP havia cobrado o cumprimento do prazo nacional para aprovação do Plano, fomos dar uma devolutiva de como estão os trabalhos, onde formamos a Comissão, iniciamos as análises e marcamos audiências para que a população possa contribuir antes da votação final”, destacou o vereador.
Entre os principais temas abordados no Plano de Mobilidade Urbana estão a revisão da hierarquia viária, a ampliação e adequação do sistema cicloviário, a definição de rotas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, melhorias no transporte público coletivo, além da regulamentação da logística e transporte de cargas no município. O projeto busca compatibilizar essas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Nova Agenda Urbana da ONU e o Plano Diretor de Pato Branco.
O presidente da Câmara de Vereadores, Lindomar Brandão (PP), também reforçou o papel fundamental do cidadão nesse processo: “É essencial que cada morador participe, porque estamos falando de ações que vão impactar a mobilidade, a acessibilidade e o transporte público da nossa cidade pelos próximos anos.”
As audiências acontecerão nos dias 22, 24, 25 e 26 de setembro, em diferentes regiões da cidade – Pavilhão da Comunidade de São Roque do Chopim, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), CEU das Artes e dos Esportes e Escola Municipal do Bairro Planalto – CAIC. No dia 29, será realizada a última, na Câmara Municipal, consolidando as propostas levantadas durante os encontros. Toda a documentação do projeto, incluindo estudos técnicos e relatórios, está disponível para consulta pública em: https://sapl.patobranco.pr.
Mais
STF fixa regras para autorização de procedimentos fora do rol da ANS
PCPR prende homem pelo crime de estupro de vulnerável em Mariópolis
Mais 82 cidades do Paraná vão receber veículos para fortalecer políticas para mulheres