A Câmara de Vereadores de Pato Branco realizará, entre os dias 22 e 29 de setembro, uma série de Audiências Públicas para apresentar à população o Projeto de Lei nº 136, de 2025, que trata do novo Plano de Mobilidade Urbana de Pato Branco. O objetivo é garantir que os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer, sugerir melhorias e participar da construção de um plano que impactará diretamente o dia a dia da cidade.
O Plano foi elaborado pela empresa URBTEC, contratada pelo Município, e contou com reuniões comunitárias, oficinas participativas e canais digitais para coleta de propostas. Agora, o projeto chega ao Legislativo e será analisado pela Comissão Especial formada pelos vereadores Claudemir Zanco (PL) – presidente, Eduardo Dala Costa (Republicanos) – relator, e os membros Anne Gomes (PSD), Diogo Grando (PRD), Rodrigo Correia (União Brasil) e Thania Caminski (PP).
Na terça-feira (26), a Comissão reuniu-se com o Ministério Público (MP), como explicou o presidente da Comissão, vereador Claudemir Zanco. “Como o MP havia cobrado o cumprimento do prazo nacional para aprovação do Plano, fomos dar uma devolutiva de como estão os trabalhos, onde formamos a Comissão, iniciamos as análises e marcamos audiências para que a população possa contribuir antes da votação final”, destacou o vereador.
Entre os principais temas abordados no Plano de Mobilidade Urbana estão a revisão da hierarquia viária, a ampliação e adequação do sistema cicloviário, a definição de rotas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, melhorias no transporte público coletivo, além da regulamentação da logística e transporte de cargas no município. O projeto busca compatibilizar essas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Nova Agenda Urbana da ONU e o Plano Diretor de Pato Branco.
O presidente da Câmara de Vereadores, Lindomar Brandão (PP), também reforçou o papel fundamental do cidadão nesse processo: “É essencial que cada morador participe, porque estamos falando de ações que vão impactar a mobilidade, a acessibilidade e o transporte público da nossa cidade pelos próximos anos.”
As audiências acontecerão nos dias 22, 24, 25 e 26 de setembro, em diferentes regiões da cidade – Pavilhão da Comunidade de São Roque do Chopim, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), CEU das Artes e dos Esportes e Escola Municipal do Bairro Planalto – CAIC. No dia 29, será realizada a última, na Câmara Municipal, consolidando as propostas levantadas durante os encontros. Toda a documentação do projeto, incluindo estudos técnicos e relatórios, está disponível para consulta pública em: https://sapl.patobranco.pr.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.927 vagas de emprego com carteira assinada
Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco lança Projeto “Meninas de Futuro”
A Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.760 vagas de emprego com carteira assinda