O Município de Pato Branco realiza, neste domingo (7), o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. O evento é uma oportunidade para a população relembrar a importância histórica da data que marcou, em 1822, a emancipação política do país e o início da construção de uma nação soberana. A programação inicia às 9h30, na praça Presidente Vargas, com a solenidade de hasteamento das bandeiras, ato que simboliza o respeito aos símbolos nacionais e reafirma os valores de civismo e patriotismo.
Um ato de união e cidadania
Em seguida, o desfile reunirá 49 grupos, que irão percorrer a Avenida Tupi, desde a Rua Araribóia até a Rua Ibiporã, passando em frente à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Estudantes, militares, entidades sociais, grupos culturais, esportivos e comunitários devem somar aproximadamente 5 mil participantes, conduzidos ao som da fanfarra do 6º Colégio da Polícia Militar de Pato Branco. A atividade resgata uma tradição que valoriza a participação popular, fortalece o sentimento de pertencimento e reforça a memória coletiva sobre o processo de independência do Brasil, um marco fundamental para o desenvolvimento da democracia e da cidadania.
Trânsito e mobilidade
Para garantir a segurança do público, a Avenida Tupi será interditada a partir das 7h30, entre as ruas Mato Grosso e Ibiporã. A concentração dos grupos acontecerá até a Rua Araribóia, enquanto a dispersão seguirá até a Rua Ibiporã. As ruas Araribóia, Itacolomi e Travessa Goiás também terão grande fluxo de pessoas, especialmente entre as ruas Tocantins e Caramuru. O Depatran orienta que motoristas utilizem as ruas Caramuru e Tocantins como rotas alternativas. As vias serão liberadas logo após o encerramento do evento. Além disso, a população poderá contar com o transporte coletivo gratuito, já disponível aos domingos e feriados, o que facilita o acesso das famílias ao centro da cidade para acompanhar o desfile.
Tradição e civismo
O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro é um dos eventos mais tradicionais do calendário de Pato Branco, reunindo gerações em torno do civismo, da história e da identidade nacional. A cada ano, o município reafirma seu compromisso em manter viva essa manifestação cultural e patriótica. A Prefeitura informa ainda que, em caso de condições climáticas adversas, o evento poderá ser cancelado.
Mais
Solenidade em Pato Branco marca Posse do 7º CRPM e entrega de comando do 3º BPM
Sudoeste: Com apoio de outras forças, PCPR prende 21 pessoas em ação no Paraná e Santa Catarina
Prefeitura realiza retirada da cobertura da quadra de futebol da praça Presidente Vargas